Política

Piso salarial: Bruno Reis quebra silêncio sobre protesto dos profissionais de enfermagem

Profissionais de enfermagem lutam pelo pagamento de piso salarial  |  Foto: Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 21/09/2022, às 10h53   Foto: Dinaldo Silva/ BNews   Thiago Conceição e Vinícius Dias

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) quebrou o silêncio e voltou a comentar os protestos de profissionais da enfermagem e agentes de endemias. As categorias têm paralisação marcada para esta quarta-feira (21) e fazem movimentações políticas para pressionar as autoridades pela aprovação.

Bruno Reis afirmou que trata a questão "com toda a tranquilidade, até porque nós pagamos muito acima do piso". 

Grupo de enfermagem faz protesto na manhã desta quarta (21), em Salvador. Os profissionais foram vistos caminhando na Av. Princesa Isabel, na Graça pic.twitter.com/yuOrImLXYu

— BNews (@bnews_oficial) September 21, 2022

 

"Para a prefeitura não é problema nenhum pagar o piso de qualquer categoria. O problema são as gratificações que incidem sobre o piso. Quando se implanta o piso, tem impacto previdenciário e, se as gratificações inicidirem sobre o piso, os salários ficam num patamar impossível de serem honrados por para qualquer administração pública", disse o prefeito; 

Bruno Reis declarou ser a favor da aprovação do piso: "acho que os enfermeiros, os técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e endemias merecem o piso, mas temos que ter bom senso. Há limitações orçamentárias", disse durante esta quarta-feira (21).

Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) fez determinações ao Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb) e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindisaúde)em relação à paralisação programada para esta quarta-feira (21). 

A decisão afirma que a categoria precisa manter trabalho regular com mínimo de 70% dos trabalhadores por plantão, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento. A paralisação de 24h foi aprovada em assembleia na semana passada.

A ação foi do Sindicato dos Hoispitais e Estabelecimentos de Serviço, que pedia que se houvesse a deflagração de greve em qualquer data, os trabalhadores mantenham mínimo de 90% de trabalhadores por plantão, sob pena de multa de R$ 100 mil. 

Um grupo de enfermeiros faz um protesto na manhã desta quarta-feira (21) em Salvador. Os profissionais estavam caminhando na Avenida Princesa Isabel, na Graça, por volta das 9h40. Eles seguiam em direção ao Hospital Espanhol, na orla da Barra.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política enfermeiros piso salarial Bruno Reis enfermagem

Leia também


Justiça do Trabalho toma decisão importante sobre paralisação de enfermeiros; entenda