Política

Prefeito de Riachão do Jacuípe se pronuncia sobre polêmica em torno de nomeação de servidora; entenda

Carlinhos Matos nomeou uma funcionária após ter suspendido as contratações; segundo ele, servidora já estava na prefeitura  |  Reprodução / Prefeitura de Riachão do Jacuípe

Publicado em 28/09/2023, às 10h43 - Atualizado em 29/09/2023, às 15h12   Reprodução / Prefeitura de Riachão do Jacuípe   Tácio Caldas e Henrique Brinco

O prefeito de Riachão de Jacuípe, cidade do interior baiano, publicou no Diário Oficial do município um decreto que tem causado questionamentos no município. Isso porque o gestor foi acusado de descumprir seu próprio decreto, divulgado praticamente um mês antes. Ele, no entanto, negou e apresentou ao BNews uma justificativa para o caso.

Na última quarta-feira (27), o prefeito José Carlos de Matos Soares, o Carlinhos Matos (UB), nomeou uma funcionária para o seu gabinete. Trata-se de Maria Patrícia de Oliveira Carneiro Lima que foi nomeada para o cargo de Oficial de Gabinete.

Ela receberá um salário em torno de R$ 1,3 a R$ 2 mil. O problema é que, dias antes, ele havia publicado um outro decreto vetando novas contratações pelo prazo de cinco meses.

 

Reprodução / Diário Oficial de Riachão do Jacuípe

 

Reprodução / Diário Oficial de Riachão do Jacuípe

 

Em contato com a reportagem, no entanto, ele afirma que a servidora já estava nomeada na prefeitura e que apenas foi remanejada de cargo.

"A senhora Maria Patricia já é nomeada, desde junho de 2023 (DECRETO Nº 737, DE 20 DE JUNHO DE 2023). Por questões oganizacionais e adminsitrativas, houve uma mudança de cargo da mesma. Informamos ainda, que ela continua recebendo o mesmo salário. Houve apenas uma mudança de cargo/função", declarou, em nota.

Vale lembrar que, com este mesmo decreto, o prefeito também realizou algumas demissões neste mês. De acordo com o prefeito, em uma entrevista a uma rádio, essa situação foi promovida para conter os gastos e reequilibrar as finanças do município.

Segundo ele, a cidade está sofrendo com quedas no repasse de valores do Fundo de Participação do Municípios (FPM). Os repasses do FPM, inclusive, foi 'confirmado' com a quantia igual ao de 2022 pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre


Tags casa civil prefeito Rui Costa Riachão do Jacuípe fpm ub União Brasil Gabinete do Prefeito gestor do munícipio José Carlos de Matos Soares Fundo de Participação do Municípios Maria Patrícia de Oliveira Carneiro Lima Carlinhos Matos

Leia também


Criação de búfalas aumenta em 80% o retorno financeiro do produtor brasileiro


Torcedor do Corinthians morre após levar choque na saída do estádio


Andressa Urach expõe cachê exorbitante que recebeu para manter namoro falso com sertanejo