BNews Agro

Criação de búfalas aumenta em 80% o retorno financeiro do produtor brasileiro

Divulgação / Pixabay
Criação de búfalas é estratégia adotada na economia brasileira  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 28/09/2023, às 10h07 - Atualizado às 10h44   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Criação de búfalas é estratégia adotada na economia brasileira, pois aumenta em 80% o retorno financeiro do produtor nacional. Dessa forma, a atividade já se tornou uma importante fonte de renda para pequenos criadores e abastece laticínios do Vale do Ribeira, no sul de São Paulo.

“O búfalo é um animal que veio para ficar. Ele não depende de muito medicamento, é um animal rústico, que não tem grande despesa, não exige muito, com um temperamento excelente”, dizem produtores do Vale do Ribeira, em reportagem ao Globo Rural.

Atualmente, com 52,6 mil bubalinos, a localidade concentra mais de 42% de todo o rebanho do Estado paulista. Existem cerca de 600 propriedades, grande parte de pequeno porte, que trabalham somente com búfalos. Cada uma tem, em média, cem animais, afirma a reportagem.

O potencial da atividade chama a atenção no quesito de produção de leite e derivados, como o queijo.

Alguns produtores, a exemplo da Levitare, laticínio que hoje produz 190 toneladas de queijos por mês, produzem mais de 35 mil litros de leite por dia e possuem um número superior a 250 fornecedores.

O dono já pretende expandir a produção. “A ideia é chegar a animais com produtividade acima de três mil litros”, diz , ainda em reportagem do Globo Rural, o proprietário da empresa, Jorge Nakid.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp