Política

Presidente da Biblioteca Nacional no governo Bolsonaro reage após linguagem neutra no Governo Lula

Luiz Ramiro Jr. estava no cargo de presidente da Biblioteca Nacional desde março de 2022  |  Tomaz Silva / Agência Brasil

Publicado em 05/01/2023, às 15h09   Tomaz Silva / Agência Brasil   Cadastrado por Edvaldo Sales

O uso da linguagem neutra na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - que deu início a uma série de mudanças estruturais - foi criticado pelo presidente da Biblioteca Nacional no governo de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Ramiro Jr., em mensagem de despedida publicada em uma rede social nesta quarta-feira (4). Ele foi exonerado do cargo no primeiro dia do governo petista.

Fiquei triste com o ocorrido, mas era esperado, dada a mudança de governo. Inclusive, moralmente, não poderia ficar por muito tempo, por mais que a instituição seja de Estado e os governadores, transitórios".

Ramiro Jr., que estava no cargo desde março de 2022, disse ainda que há diferença de "índole e direção" entre o que ele acredita e o que é defendido pela esquerda. A linguagem neutra de gênero seria um exemplo.

Quando este governo de esquerda adotar a linguagem neutra, por exemplo, dilacera o mais belo edifício nacional, que é a própria língua; corrói o imaterial e o material, e até o mais maravilhoso prédio da Biblioteca Nacional pode ser pilhado, pois a destruição do que é mais fausto na cultura já foi feito".

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula presidente Luiz Inácio Lula da Silva Jair Bolsonaro biblioteca nacional linguagem neutra Luiz Ramiro Jr.

Leia também


Comandante de Bolsonaro falta à troca de chefia da Marinha em ato inédito desde redemocratização


Lula liga para eleitor que deu caneta da posse; piauiense rebate polêmica


Mandado de prisão falso emitido contra Alexandre de Moraes causa confusão; saiba detalhes