Política

Presidente do PT comemora condenação de primeiro réu dos atos golpistas: “golpe de Estado aqui não!”

Ministros do STF deram início nesta quinta (14) aos julgamentos dos réus por participar dos atos de vandalismo no dia 8 de janeiro, em Brasília  |  Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Publicado em 14/09/2023, às 14h00   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados   Daniel Serrano

A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, usou as suas redes sociais para comemorar a prisão do primeiro réu dos atos golpistas do 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

“Golpe de Estado aqui não! STF condena o 1° réu dos atentados do 8 de janeiro. Que sirva de lição aos golpistas, pois todos os executores, financiadores e mentores intelectuais do golpe serão descobertos e responsabilizados pelos atos terroristas contra o país. Um marco na nossa história para que o povo jamais abra mão do Estado Democrático de Direito tão atacado nos últimos tempos. A democracia deve ser cuidada todos os dias, regada como uma planta para estar sempre altiva. Viva a democracia brasileira! #SemAnistia”, postou Gleisi em seu perfil no X, antigo Twitter.

Nesta quinta-feira (14), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o primeiro réu julgado pelo episódio,  Aécio Lúcio Costa Pereira. Ele foi condenado por dano qualificado, destruição de patrimônio público tombado, subversão violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e participação em associação criminosa.

Votaram a favor da condenação de Aécio Lúcio  os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Luiz Edson Fachin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber.

O relator, Alexandre de Moraes, determinou uma pena total de 17 anos de prisão, 100 dias-multa e uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Golpe de Estado aqui não! STF condena o 1° réu dos atentados do 8 de janeiro. Que sirva de lição aos golpistas, pois todos os executores, financiadores e mentores intelectuais do golpe serão descobertos e responsabilizados pelos atos terroristas contra o país. Um marco na nossa…

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) September 14, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt stf Gleisi Hoffmann atos golpistas

Leia também


STF condena a 17 anos de prisão primeiro réu envolvido no 8/1


Lula dá indícios sobre quem será seu próximo escolhido ao STF