Política

Presidentes do Congresso farão viagem para o exterior; saiba mais

Viagem acontece em meio à ofensiva de parlamentares contra STF e o Governo Federal  |  Marcos Oliveira / Agência Senado

Publicado em 07/10/2023, às 20h52 - Atualizado às 21h03   Marcos Oliveira / Agência Senado   Tácio Caldas

Com os ânimos 'pegando fogo' no Congresso Nacional, em meio às polêmicas envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD) vão viajar. O presidente da 'Casa Alta' irá levar alguns parlamentares para 'passear' pela Europa passando por Portugal e França. Já o gestor da 'Casa Baixa' levará alguns deputados para a Ásia, indo para a Índia e para a China.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Entenda

Na viagem, o senador Rodrigo Pacheco irá para Portugal para se encontrar com algumas autoridades portuguesas em Lisboa. Lá o político brasileiro ainda receberá uma medalha de honra em Coimbra. Após a estadia em terras portuguesas, o presidente vai para a França onde, em Paris, será um dos palestrantes do Fórum Internacional Esfera. Ao todo, o presidente do Senado Federal irá se ausentar do Brasil do dia 10 ao dia 16 de outubro.

Junto com Pacheco devem ir cinco senadores. O nome que chama mais atenção é do senador Davi Alcolumbre (União), que foi o responsável por aprovar, em comissão, a PEC que limita poderes do STF. Além dele foram convidados os senadores Randolfe Rodrigues (Sem partido), Ciro Nogueira (PP) e Giordano (MDB), e a senadora Daniela Ribeiro (PSD).

Por outro lado o deputado Arthur Lira irá para a Ásia, onde fará visitas a Índia e a China. Detalhes sobre a viagem não foram informadas pela equipe do presidente da Câmara dos Deputados e nem pela própria 'Casa Baixa'. A única coisa, além dos destinos, que se sabe é o tempo de estadia de Lira fora do Brasil

Na Ásia Lira passará cerca de 10 dias. O presidente da Câmara sairá de terras brasileiras também no dia 10, mas só retorna no dia 20 de outubro. A certeza é que, com a ausência de Lira, várias votações de projetos desejados por Lula (PT) devem sofrer com atrasos. Este é o caso, por exemplo, da PL das Offshores. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (6):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula presidente pp Câmara stf brasil Câmara dos Deputados governo Índia China frança paris Supremo Tribunal Federal Portugal pacheco união Ásia Senado Federal psd lira lisboa randolfe rodrigues MDB ciro nogueira casa baixa Arthur Lira offshores Rodrigo Pacheco davi alcolumbre Coimbra Casa Alta PL das Offshores Fórum Internacional Esfera Daniela Ribeiro Giordano

Leia também


Saiba como as soluções self-service podem impulsionar as operações de companhias aéreas e aeroportos


Líder do governo na Câmara passará por cirurgia; saiba detalhes


Presidente do Novo revela projetos políticos do partido na Bahia; saiba detalhes