Política

PT abre investigação para apurar votos de pessoas mortas nos diretórios da Bahia nas eleições internas

De acordo com as investigações, há suspeita de irregularidades em Camaçari e Barro Preto  |  © Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 25/07/2025, às 14h16 - Atualizado às 14h19   © Ricardo Stuckert/PR   Bernardo Rego

A Câmara de Recursos do Partido dos Trabalhadores (PT) está em processo de investigação a respeito de possíveis irregularidades nas eleições estaduais na Bahia em 2025. O Processo de Eleição Direta (PED) nas cidades de Camaçari e Barro Preto são alvos da investigação.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, entre os votantes estão eleitores mortos que teriam votado para escolher os presidentes dos diretórios municipal, estadual e nacional da legenda.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A equipe do PT que apura esse tipo de situação determinou que fosse criada uma comissão estadual para averiguar o real tamanho das distorções no restultado do pleito. Caso as irregularidades sejam confirmadas, os votos das duas cidades podem ser anulados. Em Camaçari, ao menos cinco mortos teriam votado; em Barro Preto, um.

A denúncia foi feita por meio da chapa Partido Forte, que contesta o resultado e pretende recorrer à instância nacional. “Até mortos podem votar – e isso é considerado ‘normal’”, diz nota interna do grupo. A chapa vencedora foi a liderada por Tássio Brito.

O diretório do PT na Bahia anulou os votos das pessoas mortas, mas manteve a validade do pleito. A Câmara de Recursos reconheceu a existência de irregularidades, mas não conseguiu precisar a extensão do problema.

Clique aqui e inscreva-se em nosso canal no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiapolíticaCamaçariptirregularidadeseleiçõesinvestigaçãoeleitoresmortosBarro Pretodiretórios

Leia também


MP cobra da Prefeitura explicações sobre vagas em creches e cumprimento de metas educacionais; entenda