Política

“Quem for presidente em 2027 vai encontrar país arrumadinho”, diz dono do banco BTG

André Esteves projetou cenário econômico positivo para o Brasil no ano que vem  |  Reprodução / Youtube

Publicado em 23/05/2026, às 17h01   Reprodução / Youtube   Anderson Ramos

Quem for eleito em outubro para o próximo mandato presidencial encontrará um país "arrumadinho" e "fácil de resolver". A declaração foi feita por André Esteves, presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, neste sábado (23) em painel do Fórum Esfera. 

O evento contou também com participação de Aloizio Mercadante, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Quem quer que seja eleito em janeiro vai pegar um país arrumadinho, fácil de resolver. E eu acho que a gente precisa fazer uma última milha. Não é de corte de gastos, fim de programas sociais, não precisa de nada disso. Tem três, quatro medidas simples de contenção do crescimento de gasto”, afirmou o banqueiro.

Esteves comparou os inícios dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1994) e de Lula (2002), épocas em que os presidentes assumiram, segundo o banqueiro, uma "terra arrasada" com hiperinflação, desemprego alto, falta de reservas cambiais e crises bancárias.

Para ele, três ou quatro medidas “simples” de contenção do crescimento de gastos para sinalizar disciplina fiscal poderiam reduzir os juros para 7% ou 8%. O banqueiro apontou para outras preocupações para o próximo ciclo presidencial como o avanço do crime organizado, milícias e setores informais da economia que fogem ao controle do Estado.

“A economia está moleza de resolver. Agora, essa guerra do Brasil institucional com o Brasil não institucional, essa a gente não pode perder aqui”, avaliou.

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulagovernoFernando Henrique CardosoBTG PactualAndré EstevesFórum esferaCrises bancáriasDisciplina fiscal

Leia também


Lula diz que governadores são “reféns” das polícias


Lula se manifesta sobre episódio de violência contra atendente em município baiano: "Escravidão acabou'