Política

Racha no PSD? Deputado eleito declara vontade de concorrer a Presidência da ALBA

Além do deputado eleito, outros dois nomes, também do PSD, já manifestaram desejo de comandar a ALBA no biênio 2023-2024  |  Montagem | Reprodução/Instagram @depivanabastos, Joilson César/Bnews e Divulgação

Publicado em 06/10/2022, às 20h59 - Atualizado às 21h10   Montagem | Reprodução/Instagram @depivanabastos, Joilson César/Bnews e Divulgação   Yuri Abreu

Enquanto de um lado as eleições ao Governo da Bahia, em 2º turno, seguem a todo vapor entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União), outro pleito, mesmo que ainda bem distante, vem movimentando o cenário político no estado: a disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Nesta semana, pelo menos três nomes já afirmaram que pretender colocar suas candidaturas para apreciação por parte dos colegas de Casa. O primeiro a dar a largada foi exatamente o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes (PSD), na última terça-feira (4).

Porém, esse movimento do mandatário foi repercutiu mal especialmente entre os aliados do governador do Estado, Rui Costa (PL). O temor é que isso possa desagregar o grupo no segundo turno de Jerônimo Rodrigues (PT).

Nesta quinta-feira (6), foi a vez da deputada estadual reeleita, Ivana Bastos (PSD), a mais votada no pleito do último domingo (2), afirmar que também tem a intenção de disputar a Presidência da ALBA.

“Eu coloco também o meu nome à disposição para ser presidente da Assembleia. Nunca houve na história da Assembleia, uma mulher presidente”, disse a deputada, na manhã de hoje, em entrevista ao Fato & Opinião do BNewsTV.

Na oportunidade, ela refutou a possibilidade de atrito dentro da sigla e disse o senador eleito e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, já está ciente da sua pretensão.

“O PSD é um partido de amigos e terá outros nomes. Temos nomes excelentes, mas estava na hora de uma mulher ter essa oportunidade. Já tivemos uma conversa com Otto e ele disse que vamos ter a maturidade de discutir”, contou.

Porém, ao que tudo indica, essa disputa pode ter um longo capítulo, já que, na tarde de hoje, um terceiro nome do PSD declarou ter a vontade de concorrer ao mesmo cargo: trata-se de Eures Ribeiro, eleito deputado estadual e que já foi presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), além de prefeito da cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags presidência ALBA eures ribeiro adolfo menezes Ivana Bastos

Leia também


Jerônimo Rodrigues revela se irá participar de debates na TV neste segundo turno


Geraldo Jr faz análise de candidatos derrotados nas urnas que podem tentar a vereança em 2024


Bruno Reis diz qual posição recebeu do PP sobre apoio a ACM Neto; veja