Política

Rosa Weber libera pauta polêmica do orçamento secreto no STF

Rosa Weber libera pauta que questiona constitucionalidade do orçamento secreto  |  Carlos Moura / SCO / STF

Publicado em 02/12/2022, às 09h01   Carlos Moura / SCO / STF   Redação

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, liberou para a pauta do plenário uma ação que envolve o orçamento secreto e a sua constitucionalidade.

💥 VITÓRIA DA SOCIEDADE
Rosa Weber enfim pautou a ação que pede a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto. Deve ir a julgamento em até 10 dias.

É hora de aumentar a pressão no STF! Assine e divulgue a petição.

ORÇAMENTO SECRETO NÃOhttps://t.co/cSk7fgeMMS

— Roberto Andrés (@rrandres) December 2, 2022

O processo deve ser julgado em três sessões na Corte, ainda este ano. A decisão de Rosa Weber aconteceu no ‘apagar das luzes’, na noite desta quinta-feira (1º). 

O julgamento vai começar pelo voto da presidente do STF, que é a relatora. Em novembro do ano passado, ela chegou a suspender o orçamento secreto.

No entanto, o caminho para questionar a constitucionalidade do mecanismo não deve ser tão simples. A expectativa é que Nunes Marques e André Mendonça, ministros que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL), peçam vista.

Rosa Weber deve divulgar a pauta para a próxima quarta-feira (7). Na sexta seguinte (9), a ministra inclui os processos das últimas duas sessões do ano, dos dias 14 e 15. As informações foram reveladas pela colunista Carolina Brígido, do portal Uol, divulgadas nesta sexta-feira (2).

Classificação Indicativa: Livre


Tags política presidente economia stf processo Supremo Tribunal Federal Jair Bolsonaro pauta bolsonaro Rosa Weber constitucionalidade orçamento secreto

Leia também


Lula terá presença ilustre de presidente europeu em posse; saiba detalhes


Partido pede investigação de Carla Zambelli e Silas Malafaia; entenda


Ronaldo Travassos: Militar do GSI em ato bolsonarista pode parar na cadeia