Política

Rui Costa comenta possibilidade de recriação do Ministério da Segurança Pública

A fala de Rui Costa aconteceu nesta terça-feira (24)  |  Redação BNews

Publicado em 24/10/2023, às 14h30   Redação BNews   Cadastrado por Edvaldo Sales

Rui Costa, ministro da Casa Civil, afirmou que a criação de um ministério exclusivo para a segurança pública depende de discussões sobre "conteúdo, propósito e alcance" da nova pasta. As informações são do O GLOBO.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A fala do ex-governador da Bahia aconteceu nesta terça-feira (24) após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que está “pensando quais condições” para a criação do novo ministério e como ele poderia interagir com a segurança nos estados.

O ministro afirmou que fará nesta quarta-feira (24) uma reunião com o ministro da Defesa, José Múcio, e com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para discutir, entre outros assuntos, a criação do novo ministério.

Além disso, na pauta, estarão novas medidas para a área de segurança pública.

O ministro Flávio Dino já havia apresentado várias medidas voltadas à segurança, estamos discutindo outras medidas e que assim que ficarem definidas, nos próximos dias, serão divulgadas. A criação do ministério depende dessas discussões que faremos sobre eventualmente qual seria o conteúdo, propósito, alcance, ou seja, para o presidente tomar a decisão”, disse.

Mais cedo, Lula se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio, para discutir a atuação das Forças Armadas na segurança do Rio de Janeiro. A ideia é intensificar a atuação de militares em portos e aeroportos para combater o crime organizado. De acordo com Rui Costa, a medida ainda está em avaliação pelo governo.

Ainda segundo o ministro, o presidente anunciou hoje uma medida que está sendo analisada, que é a presença, naquilo que a lei permite, maior das Forças Armadas nos lugares que já é próprio a ação das Forças Armadas. “Ele citou aeroportos, portos”, afirmou.

E é isso que, no limite que a lei permite hoje, nós queremos, uma atuação maior das Forças Armadas, é isso que o presidente conversou hoje com José Múcio, das medidas que vamos discutir qual alcance do que pode ser feito dentro da lei”, continuou.

O ex-governador disse também que a avaliação de Lula sobre a criação do ministério de Segurança Pública passa pela "apresentação" dos ministros dos "alcances e limites" da criação da pasta.

Classificação Indicativa: Livre


Tags casa civil Lula Luiz Inácio Lula da Silva Rui Costa ministério

Leia também


Bruno Reis culpa metrô por crise no sistema de ônibus de Salvador


Alexandre de Moraes recebe relatório final da CPMI do 8 de janeiro