Política

Rússia envia primeiro representante de alto escalão ao Brasil pela primeira vez desde o início da guerra; Lula fará recepção

Ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov vai ser recebido por Lula em Brasília  |  Divulgação/The Kremlin

Publicado em 17/04/2023, às 08h40   Divulgação/The Kremlin   Cadastrado por Vinícius Dias

O Brasil não recebia um membro do alto escalão do governo da Rússia desde o início da invasão contra a Ucrânia. Isso muda logo mais, nesta segunda-feira (17), às 15h, quando o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, chega a Brasília - onde será recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro será testemunhado pelo ministro das Relações Exteriores do governo brasileiro, Mauro Vieira. A reunião vai acontecer um dia após o presidente brasileiro afirmar que a Ucrânia também é responsável pela guerra iniciada pela Rússia há pouco mais de um ano. A agenda de Lavrov em Brasília é para discutir, entre outros assuntos, o conflito.

Lula volta a comentar invasão russa à Ucrânia. “Decisão da guerra foi tomada por dois países”.

Em entrevista coletiva na madrugada deste domingo (16), presidente do Brasil repetiu que EUA e Europa contribuem para a continuidade do conflito.

Assista ▶️ pic.twitter.com/4JkxTpBxr8

— Metrópoles (@Metropoles) April 16, 2023

 

Desde que assumiu o país, Lula chegou a dizer que a Rússia cometeu um “erro crasso” ao invadir a Ucrânia, mas afirmou que “quando um não quer, dois não brigam” e que Zelensky "é tão culpado pela guerra quanto Putin.

Após fala de Lula, Zelensky diz que “respeito e ordem retornarão apenas quando a bandeira ucraniana retornar à Crimeia.”

Pronunciamento do líder ucraniano acontece após presidente do Brasil sugerir que Crimeia fique de fora de negociações de paz com a Rússia.

(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/zneGSCzRNE

— Metrópoles (@Metropoles) April 7, 2023

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Guerra política externa Rússia Relações exteriores Itamaraty Putin Mauro Vieira Guerra na Ucrânia invasão na ucrânia lavrov

Leia também


Ônibus deixam de circular novamente no final de linha de Tancredo Neves


Cotado para o STF, advogado de Lula e esposa viram alvo de ações de babás: 'ofendidas e humilhadas'