Política

Saiba passo a passo sobre sabatina para conselheiro do TCM

Sabatina acontece nesta terça-feira (05) na AL-BA  |  BNews/Dinaldo Silva e Divulgação

Publicado em 04/03/2024, às 18h58   BNews/Dinaldo Silva e Divulgação   Luana Neiva

Marcada para acontecer nesta terça-feira (05), as 10h17, a sabatina dos candidatos ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) promete agitar a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Em conversa com o BNews, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Maria Del Carmen (PT) afirmou que a ação será por ordem alfabética e que o deputado Paulo Rangel (PT) e o ex-presidente da Casa, Marcelo Nilo (Republicanos) terão em torno de 1 hora e meia para poder falar.

Os candidatos estão disputando a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deixada pelo conselheiro Fernando Vitta, que se aponsentou em dezembro. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A eleição em plenário se dará por voto secreto e por meio de cédula. O vencedor precisa de pelo menos 32 votos favoráveis. Rangel, conta com o apoio de 38 parlamentares e Nilo possui 19 assinaturas de parlamentares.

Marcelo Nilo é apoiado majoritariamente pela oposição da Casa, enquanto Paulo Rangel conta com o apoio do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) estava previsto para disputar a cadeira, mas não conseguiu o número mínimo de assinaturas necessárias para a sua candidatura. 

Sem apoio do PCdoB 

A sabatina não contará com a presença dos membros do PCdoB, após não conseguirem emplacar seu candidato Fabrício Falcão. Em um trecho da nota, a sigla destaca que a decisão é também baseada na autonomia política do partido. Além disso, neste trecho, a legebda destaca que ainda medirá as consequências do que entendem ter sido uma "postura desrespeitosa".

"Diante de tais acontecimentos e resguardando nossa autonomia política, definimos por não comparecer para votar no dia da eleição do conselheiro na Assembleia Legislativa, deixando claro publicamente que não aceitamos a postura desrespeitosa a que fomos submetidos. E mais adiante, vamos examinar melhor o caso na direção do partido para tirar as devidas consequências", diz parte da nota.

Classificação Indicativa: Livre


Tags tcm Marcelo Nilo Sabatina fabrício falcão vaga conselheiro PAULO RANGEL

Leia também


Veja quem assumirá vaga de Paulo Rangel na ALBA se petista for eleito para TCM


"Vou esperar até o último momento", diz Paulo Rangel sobre votos do PCdoB para vaga no TCM