Política

Saiba qual é o risco de Lula em indicar Flávio Dino ao STF

O ministro vem sendo um dos cotados para assumir a vaga que será deixada por Rosa Weber  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 16/09/2023, às 12h31   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo alertado para uma possível repercussão negativa ao indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF)

De acordo com o colunista do Metrópoles Paulo Cappelli, apesar do alerta, auxiliares do presidente ponderaram que, de todos os ministros, Dino é o que tem a postura mais incisiva no enfrentamento a oposição ao governo, especialmente ao bolsonarismo.

No campo da retórica, integrantes do governo avaliam que o ministro tem vencido todos os embates, no Congresso, com deputados e senadores de oposição e vem atuando com rigor para punir eventuais irregularidades cometidas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ainda segundo a publicação, caso Dino vá para o STF, se abrirá uma lacuna no governo Lula que, até o momento, não há um substituto com o perfil considerado adequado. Ao lado de Fernando Haddad (Fazenda), Dino é tido como um dos principais ativos do atual governo.

Além de Dino, outros nomes também estão sendo cotados para a vaga que será aberta com a saída de Rosa Weber. São eles: o atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; e o atual comandante da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula AGU stf tcu Rosa Weber Flávio Dino bruno dantas Jorge Messias

Leia também


Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral começa nova investida; saiba qual


Filho de Bolsonaro fala sobre possibilidade de ser gay