Política

Saiba qual foi o conselho de Janja a Lula sobre militares no governo

A insatisfação da primeira-dama com os fardados começou após os atos golpistas do dia 8 de janeiro  |  Reprodução / Instagram

Publicado em 10/05/2023, às 08h41   Reprodução / Instagram   Daniel Serrano

Nos bastidores, a primeira-dama Janja não esconde o seu descontentamento com a presença de militares em cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a coluna de Paulo Cappelli no site Metrópoles, ela chegou a sugerir ao petista que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), historicamente com militares no comando, ficasse sob a responsabilidade de um civil.

Entre as justificativas apresentados por Janja está a falha do GSI durante a invasão do prédio do Palácio do Planalto durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Outro ponto que causa desconfiança da primeira-dama está a adesão de uma parcela significativa dos militares à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial do ano passado.

Por outro lado, Lula vem tentando manter um bom diálogo com as Forças Armadas. A escolha por José Múcio como ministro da Defesa foi para mediar as conversas som os militares.

Além disso, Lula manteve o GSI no comando de um militar, o general da reserva Carlos Amaro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula militares Forças Armadas Ministério da Defesa Jair Bolsonaro Gabinete de Segurança Institucional José Múcio GSI janja atos golpistas

Leia também


Perícia feita em celular de Mauro Cid revela conteúdo comprometedor; confira


Defesa de Silveira mira revisão de pena após rixa em relação com Bolsonaro


Após polêmica, CCJ aprova indicação de Ronaldo Nascimento para o TCM