Política

Saiba quando Jerônimo Rodrigues deve divulgar nomes do segundo escalão do governo

Vagas do chamado segundo escalão do governo Jerônimo Rodrigues (PT) também estão sendo cobiçadas por partidos aliados ao gestor  |  Joilson César/BNews

Publicado em 05/01/2023, às 16h12   Joilson César/BNews   Cadastrado por Yuri Abreu

Após o anúncio dos 25 secretários que vão compor a sua gestão, os olhos daqueles que acompanham a política Bahia estão voltados para a divulgação dos nomes, por parte do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que vão compor o chamado segundo escalão da administração estadual.

Na última terça-feira (3), em entrevista coletiva em uma tenda montada na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), antes da posse dos titulares das pastas, Jerônimo afirmou que a revelação seria feita até esta sexta-feira (6).

"Até lá devemos anunciar um grupo de nomes, uma vez que esses órgãos precisam funcionar. Mas, vamos fazer como fizemos com o secretariado, quando dialogamos com os partidos políticos. Algumas empresas, inclusive, mantiveram os acordos que tínhamos durante a campanha", afirmou ele, na oportunidade. 

Entre os cargos mencionados pelo chefe do Executivo baiano neste sentido estão empresas como a Embasa, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento Básico (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Neste rol também foram citados a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além de órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).

A Bahiagás, por exemplo, deve permanecer com Raimundo Gavazza, que faz parte da cota do PCdoB. A Cerb também não deve passar por mudanças, ficando nas mãos do presidente estadual do MDB, Alex Futuca.

Na CAR, a expectativa é a de que o ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, assuma o comando do órgão - na pasta estadual, tomou posse, na última terça-feira (3), o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Osni Cardoso.

Na Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a chefia deve ficar mesmo nas mãos de Diogo Medrado, após a extinção da Bahiatursa. A tendência é a de que Medrado assuma um órgão mais turbinado.

Dúvidas ainda pairam, por exemplo, sobre a Embasa. No Inema, especula-se que o vereador Henrique Carballal (PDT) ou a ex-secretária estadual de Meio Ambiente, Márcia Telles, comandem o órgão vinculado à Sema, cujo titular agora é Eduardo Sodre Martins.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Embasa Henrique Carballal ALBA funceb bahiagás inema SEMA juceb eduardo martins Osni Cardoso diogo medrado Jerônimo Rodrigues sdr alex futuca

Leia também


Após especulações, Tierry assume affair com famosa; saiba quem


Jiboia é resgatada em quintal de casa no interior do estado


Tradicional banda baiana será homenageada pela Mangueira na Marquês de Sapucaí