Política

Silvinei Vasques é absolvido na Justiça; saiba detalhes

Vasques, que era diretor da Polícia Rodoviária Federal, respondia ação de improbidade  |  Marcos Oliveira / Agência Senado

Publicado em 21/12/2023, às 07h45   Marcos Oliveira / Agência Senado   Daniela Pereira

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi absolvido pela Justiça Federal no Rio de Janeiro em ação de improbidade administrativa na qual ele foi acusado de usar o cargo em campanha eleitoral.

Vasques, que no período eleitoral foi às redes sociais pedir votos para Jair Bolsonaro (PL), também precisou explicar o episódio em que entrega uma camisa do Flamengo com número 22 para o seu então chefe, o ministro da justiça Anderson Torres.

“Afirmar que aquele momento ou aquela camisa se tratou de uma propaganda política é um exercício subjetivo, não jurídico, e fantasioso. Esse exercício pode chegar a qualquer lugar. Pode chegar ao ano em que o aniversário foi comemorado, 2022. Pode chegar ao número do principal astro do Flamengo na temporada, o lateral Rodiney, 22”, disse a defesa do ex-diretor.

Segundo informações da Folha, o juiz responsável pela ação, José Arthur Diniz Borges, porém, rejeitou a acusação, citando, entre outros pontos, que a nova redação da Lei de Improbidade Administrativa, em vigor desde 2021, estabelece que a irregularidade descrita precisa estar enquadrada “de forma taxativa” nesse conceito legal para ser punida.

“O fato de as publicações [de Silvinei] serem elogiosas, por si só, não transforma as postagens feitas em um perfil particular em publicidade institucional”, escreveu o magistrado em sentença na terça-feira (19).

O magistrado disse ainda que recebeu uma homenagem da PRF, assim como o procurador da República responsável pela acusação, e que isso “não gera qualquer suspeição ou impedimento processual porque foi a instituição que nos outorgou tal honraria”.

Silvinei Vasques foi preso em agosto deste ano por suspeita de ter montado uma operação em todo o Brasil para interferir na votação na eleição presidencial no ano passado. No dia do segundo turno, a PRF realizou centenas de blitzes no país, especialmente na região Nordeste, onde o presidente Lula (PT) teve a maioria dos votos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags PRF Silvinei Vasques

Leia também


Milei anuncia 'megadecreto' com mais de 300 medidas de desregulação da economia


"Tenho 1500 cabeças de gado", diz prefeito ao debochar de possível derrota nas eleições 2024; assista