Política

STF condena mais três réus pelos atos golpistas do 8 de Janeiro

Na quinta-feira (14), o primeiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro, foi condenado a 17 anos de prisão  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 03/10/2023, às 07h12 - Atualizado às 07h13   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Daniela Pereira

No final da noite deste segunda-feira (02), através de plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais três réus por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro.

Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni e Moacir José dos Santos são acusados por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada. Giffoni e Santos também foram condenados por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas variam de 12 a 17 anos de prisão em regime fechado.

Segundo informações do Metrópoles, todos os réus bolsonaristas foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Na quinta-feira (14) Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro, foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado. Com a decisão, o acusado também deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões de ressarcimento pela depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf 8 de janeiro

Leia também


Putin deve tentar reeleição na Rússia em 2024; saiba mais


Deputados querem que Flávio Dino explique queda na apreensão de drogas; entenda