Política

Kleber Rosa quebra o silêncio sobre punição do TRE-BA

Tribunal puniu o psolista Kleber Rosa por irregularidade em cota eleitoral para negros e mulheres  |  Domingos Jr/ BNews

Publicado em 06/09/2023, às 09h52 - Atualizado às 10h59   Domingos Jr/ BNews   Daniel Serrano

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) puniu o ex-candidato do PSOL ao governo da Bahia, Kleber Rosa, por entre outras infrações, irregularidades no uso da cota de recursos destinada a negros e mulheres pelo Fundo Eleitoral.

Ao BNews, Kleber Rosa disse que os candidatos do PSOL doaram algumas cotas ao partido e que este valor foi usado na campanha eleitoral do ano passado e o TRE-BA teria entendido que este mecanismo não estaria previsto na legislação eleitoral.

Kleber Rosa cita ainda alguns imbróglios entres empresas terceirizadas, que prestaram serviço a sua campanha, com funcionários para que o tribunal tomasse a decisão. Um dos casos é o de uma jornalista contratada pela campanha do PSOL, que acabou emitindo um MEI para prestar o serviço de campanha. No entanto, segundo ele, ainda há um impasse entre a profissional e empresa que ela é veiculada. 

O psolista revelou ainda que o partido vai recorrer da decisão. “Obviamente, [o caso] não atenta a nossa seriedade. A assessoria jurídica do partido está acompanhando o caso”. 

Na punição, o TRE-BA cobra a devolução de R$ 39 mil dos R$ 45 mil que Kleber Rosa teria movimentados durante a campanha eleitoral. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags PSOL TRE-BA campanha eleitoral eleição 2022 fundo eleitoral kleber rosa

Leia também


Arthur Lira garante que não prorrogar nenhuma CPI em andamento na Câmara


Bahia proíbe cobrança de taxa para prova de segunda chamada em escolas particulares


Preso, ex-diretor da PRF tinha fotos de Bolsonaro e Michelle no celular