Política

TSE toma decisão importante sobre investigação dos ataques ao sistema eleitoral; saiba qual

A decisão foi tomada pelo corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves  |  Antonio Augusto / Secom / TSE

Publicado em 03/03/2023, às 13h49   Antonio Augusto / Secom / TSE   Cadastrado por Edvaldo Sales

Uma investigação que mira grupos digitais suspeitos de divulgar notícias falsas sobre o sistema eleitoral do país foi prorrogada pelo corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, que atende a um pedido da Polícia Federal (PF).

De acordo com o ministro, apesar de “legítimo”, o resultado da eleição presidencial continua sendo “alvo de ameaças severas”. Ele afirmou ainda que há um “clima de articulação golpista” e que “atos desabridamente antidemocráticos e insidiosas conspirações tornaram-se episódios corriqueiros”.

No entanto, ele diz ainda que “estado de normalidade” parece ter voltado ao país, devido à “atuação firme das instituições democráticas brasileiras, que protegeram e garantiram a manutenção do Estado Democrático de Direito”.

O inquérito foi aberto em 2021 por Luís Felipe Salomão, o então corregedor, depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter colocado em xeque a segurança das urnas eletrônicas sem apresentar provas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE polícia federal investigação Tribunal Superior Eleitoral PF prorrogação benedito gonçalves

Leia também


CCJ na ALBA pode tentar manobra para sabatina a cargo vago ao TCM-BA; saiba qual


Presidente da ALBA solta o verbo sobre invasão de terras pelo MST; veja o que ele disse


Secretário de Jerônimo Rodrigues pode ganhar título de cidadão baiano; saiba quem