Política

Ucrânia faz novo convite a Lula após comentários que desagradaram: 'causas reais'

Porta-voz da Ucrânia realizou novo convite a Lula e criticou comentários  |  Foto: Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 18/04/2023, às 08h11 - Atualizado às 08h12   Foto: Ricardo Stuckert/PR   Folhapress

O governo da Ucrânia voltou a chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a visitar Kiev. Em postagem no Facebook nesta terça-feira (18), o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko, confirmou o convite ao líder brasileiro para que ele entenda "as verdadeiras causas da agressão russa e suas consequências para a segurança global".

O convite se dá após ampla repercussão de declarações do presidente brasileiro relacionadas à Guerra da Ucrânia nos últimos dias. Ao fim de sua viagem à China, o petista acusou os Estados Unidos de incentivarem a continuidade conflito. Depois, em pausa nos Emirados Árabes Unidos na volta para o Brasil, voltou a afirmar que Kiev tem tanta responsabilidade quanto Moscou pelos enfrentamentos.

Comissão Europeia reage às falas de Lula sobre a guerra. “Não é verdade que a UE e os EUA estão ajudando a prolongar o conflito”.

Peter Stano, porta-voz da instituição, alegou que países fornecem armamentos para ajudar a Ucrânia a se defender da invasão russa. pic.twitter.com/OsqCKmoj5z

— Metrópoles (@Metropoles) April 17, 2023

 

O governo dos Estados Unidos acusou o Brasil de estar "papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto", enquanto Lula afirma que deseja promover uma iniciativa de paz.

A recepção do Itamaraty ao chanceler russo, Serguei Lavrov, em Brasília nesta segunda-feira (17) agravou o mal-estar com os americanos.

Sob sanções dos países ocidentais, a Rússia iniciou uma ofensiva diplomática para convencer as potências emergentes de que está apenas se defendendo contra a hegemonia dos Estados Unidos. A mensagem será repetida durante a semana por Lavrov no restante de seu giro pela América Latina nesta semana.

Lula volta a comentar invasão russa à Ucrânia. “Decisão da guerra foi tomada por dois países”.

Em entrevista coletiva na madrugada deste domingo (16), presidente do Brasil repetiu que EUA e Europa contribuem para a continuidade do conflito.

Assista ▶️ pic.twitter.com/4JkxTpBxr8

— Metrópoles (@Metropoles) April 16, 2023

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Guerra política externa Kiev Itamaraty Putin Guerra na Ucrânia Serguei Lavrov lula rússia lula ucrânia oleg nikolenko

Leia também


Guerra na Ucrânia: Casa Branca critica fala de Lula durante viagem à China


Lula volta a dizer que Ucrânia também é responsável por conflito com a Rússia