Política

Casa Branca critica fala de Lula sobre Guerra na Ucrânia: 'problemáticas'

Ricardo Stuckert/PT
Porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que Lula “está reproduzindo propaganda russa e chinesa”  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 17/04/2023, às 19h46   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que os Estados Unidos estão encorajando a Guerra da Ucrânia, a Casa Branca se manifestou negativamente ao discurso do mandatário.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, considerou que a posição do Brasil com relação à Guerra na Ucrânia é "profundamente problemática" e "equivocada".

"Neste caso, o Brasil está papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto", disse John Kirby a jornalistas.

No domingo (16), Lula (PT) declarou que os EUA e a Europa prolongam a guerra na Ucrânia em Abu Dhabi, e defendeu a criação de uma espécie de "G20 pela paz".

"A paz está muito difícil. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não toma iniciativa de paz, o [presidente da Ucrânia], Volodymyr Zelensky, não toma iniciativa de paz. A Europa e os EUA terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra", afirmou Lula, durante uma coletiva de imprensa no fim de sua viagem aos Emirados Árabes Unidos.

Mais cedo, o presidente brasileiro recebeu o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, no Palácio da Alvorada. Entre os assuntos tratados pelos dois, estiveram o reforço das relações bilaterais, comércio, investimentos, energia e a guerra na Ucrânia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp