Política
Publicado em 08/09/2026, às 09h00 - Atualizado às 09h05 Andressa Anholete / Agência Senado Bernardo Rego
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, deteminou nesta terça-feira (8), o afastamento preventivo do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Além de Andrei, Mendonça também determinou o afastamento do diretor de Inteligência Policial Leandro Almada da Costa. O ministro também solicitou a convocação de uma sessão virtual da Corte para refrendar a decisão monocrática.
O afastamento ocorre em meio à crise instaurada no STF com a divulgação de um relatório da Polícia Federal (PF) que mostra a relação de ministros com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, assim como a relação desgastada entre Mendonça e Andrei já que há delegados da PF que atuam nos gabinetes dos ministros da Suprema Corte.
"O afastamento preventivo dos senhores Andrei Augusto Passos Rodrigues e Leandro Almada da Costa dos cargos de Delegado e Diretor-Geral da Polícia Federal e de Delegado e Diretor de Inteligência Policial da Polícia Federal, respectivamente", diz um trecho da decisão de Mendonça a que o Bnews teve acesso.
"Suspensão da produção, elaboração ou compartilhamento, ainda que interno, de todo e qualquer relatório de inteligência que se destine à análise de atos praticados no exercício das funções constitucionais de prestação jurisdicional, advocacia pública e de polícia judiciária", acrescentou o ministro.
O ministro diz ainda que, no presente caso, "o afastamento temporário preserva bens jurídicos de especial relevância: a integridade das instituições e de seus integrantes; a preservação das investigações; e a própria credibilidade da função policial."
Natural de Pelotas, Andrei é delegado da PF há quase 20 anos e ficou conhecido nacionalmente quando se tornou secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos — responsável pela segurança da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 — nos governos Dilma.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ele é mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid.
Vorcaro antecipou voo para Dubai após perguntar a Moraes se deveria deixar o país
Assessor parlamentar de vereador é agredido até a morte após briga em bar de cidade baiana