Política

Vereador baiano classifica desfile campeão no RJ como 'demoníaco' e deputado repudia: 'racismo religioso'

Declaração foi feita por vereador de Feira de Santana  |  Reprodução/Multishow

Publicado em 02/05/2022, às 19h11 - Atualizado às 19h38   Reprodução/Multishow   Redação

O deputado estadual baiano Hilton Coelho (PSOL) registrou uma moção de apoio à Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e à Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

O gesto ocorre após declarações feitas pelo vereador José Paulo Pereira Barbosa, conhecido como Paulão do Caldeirão (PSC), de Feira de Santana, no centro-norte da Bahia.

Em sessão da Câmara Municipal, o edil, que é 2º vice-presidente da Casa, classificou como "apresentação demoníaca" o desfile da escola campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, que teve o tema "Fala, Majeté! Sete chaves de Exu". O trecho foi compartilhado pelo próprio vereador em seu canal no YouTube.

Leia também: Comissões permanentes terão semana intensa de reuniões na Câmara Municipal de Salvador

 

 

No documento protocolado junto à Mesa Diretora da AL-BA, Hilton aponta que a fala de Caldeirão é "preconceituosa, verdadeiro racismo religioso". 

“Com sua fala preconceituosa, o vereador qualificou o desfile da Grande Rio como uma ‘apresentação demoníaca’ associando a entidade Exu ao diabo. Para piorar, recebeu apoio do vereador Pastor Valdemir Santos que endossou as palavras do vereador Paulão. Ataques desse tipo não podem ficar sem resposta e merecem o nosso repúdio”, afirma o parlamentar.

O deputado do PSOL reforça ainda que as religiões de matrizes africanas "tão criticadas e perseguidas, ensinam princípios de humildade, cidadania e a acolher e respeitar a todos, pois as pessoas têm o direito de professar sua fé de acordo com seu desejo e convicções''.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia vereador campeã racismo Intolerância Religiosa BA escola de samba desfile exu bnews Acadêmicos do Grande Rio

Leia também


Brasil fica de fora da cúpula do G7 pelo terceiro ano consecutivo


Líder da oposição na AL-BA reafirma que bancada acionará a Justiça, se preciso for, para instalação da CPI dos Respiradores


Eduardo Bolsonaro promove curso para enfrentar ‘mentiras da esquerda’; entenda