Política

Video: vereador bolsonarista agride cinegrafista e se justifica; "acabei perdendo a paciência"

A agressão foi filmada colegas e divulgada nas redes sociais da emissora onde o cinegrafista trabalha junto a uma nota de repúdio  |  Reprodução Vídeo

Publicado em 04/01/2023, às 19h25 - Atualizado às 19h26   Reprodução Vídeo   Cadastrada por Letícia Rastelly

O vereador bolsonarista Eliel Alves (PRTB) agrediu um cinegrafista da emissora RDC TV, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na tarde de terça-feira (03). A equipe da emissora filmava a movimentação em frente ao Comando Militar do Sul, quando foi cercada por um grupo de manifestantes que questionavam o trabalho dos profissionais, quando o edil se aproximou e deu um tapa no cinegrafista.

A agressão foi filmada colegas e divulgada nas redes sociais da emissora junto a uma nota de repúdio. “A RDC TV lamenta profundamente que ataques à imprensa sigam acontecendo. A tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia. Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação”, disse a nota. Uma ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre.

O vereador que atua na cidade de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, admitiu ter dado um tapa no jornalista. Segundo o edil, o motivo da agressão foi a forma "bem arrogante" com que o cinegrafista teria respondido ao grupo que o cercava. "Eu não suporto soberba e acabei perdendo a paciência. Mas reconheço que perdi a cabeça e a razão ao agredir o rapaz. Já me desculpei com a emissora e me coloco a disposição para me desculpar com ele também", disse Eliel.

Segundo a emissora, o grupo de manifestantes se aproximou "questionando se possuíam autorização para gravar imagens" e o profissional respondeu explicando que não há necessidade de qualquer tipo de liberação para realizar o trabalho jornalístico em via pública: “nossos repórteres ainda tentaram argumentar, mas um dos manifestantes não aceitou os argumentos e agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva", disse a RDC TV.

Sobre o caso, a Câmara Municipal de Nova Santa Rita também emitiu nota, afirmando que "repudia qualquer tipo de agressão, física ou moral, que fere a liberdade da Imprensa" e classificando o ato como "incompatível com os valores prezados pela Câmara". O texto foi assinado pelo da Casa, o vereador Rodrigo de Oliveira Aveiro (PT), que afirmou ainda que "os procedimentos específicos em relação ao caso concreto serão averiguados".

NOTA OFICIAL

Equipe da RDC TV foi agredida na tarde desta terça-feira (03), no Centro de Porto Alegre. pic.twitter.com/Yu9ITKNpPd

— RDC TV (@RDCTVdigital) January 3, 2023

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags vereador porto alegre cinegrafista vereador bolsonarista briga político RDC TV

Leia também


AGU deixa defesa de processos de Bolsonaro e de Wal do Açaí


Presidente do Solidariedade-BA rasga o verbo e diz que não vai aceitar intromissão; veja