Política

UPB envia ofício ao governador Rui Costa sobre ICMS e FUNDEB; saiba detalhes

UPB envia ofício ao governador Rui Costa sobre ICMS e FUNDEB recebidos pelos municípios na Bahia  |  Divulgação

Publicado em 30/11/2022, às 12h29   Divulgação   Redação

A União dos Municípios da Bahia (UPB) enviou ofício ao governador Rui Costa (PT) e ao secretário da Fazenda, Manoel Vitório, solicitando que sejam antecipados os repasses da última cota-parte do ICMS e do FUNDEB.

De acordo com a UPB, os recursos serão repassados em 30 de dezembro e creditados na conta do município em janeiro de 2023, o que impacta no fechamento do exercício financeiro e contábil de 2022.

Ao considerar questões burocrática, o crédito financeiro só ocorre no mês seguinte, o que impossibilita o uso da verba para pagar obrigações assumidas ainda em 2022.

“Essa antecipação possibilita o fechamento das contas anuais com assertividade, porque os valores ficam vinculados ao ano em que foi efetivamente creditado na conta da prefeitura. Esses recursos são muito importantes para o fechamento de contas de final do ano dos municípios, que já vivem em dificuldade orçamentária e têm entre as obrigações específicas do período o pagamento do 13º salário dos servidores”, disse o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

No documento, a coordenação jurídica da UPB explica que “se o ingresso dessas receitas, pertencentes ao atual exercício financeiro, somente ocorrer no exercício subsequente, não serão computadas para esse exercício, o que impactará na observância, pelos municípios, dos limites de gasto com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Com muito trabalho, hoje a #Bahia tem seguido um ritmo diferente do Governo Federal. Somos reconhecidos pelo nosso potencial de atração e geração de negócios, de maneira sustentável e consistente, e nos posicionando como uma referência nacional em desenvolvimento econômico.

— Rui Costa (@costa_rui) November 22, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política governador Governo da Bahia Rui Costa upb União dos Municípios da Bahia contas públicas fundeb icms município repasse zé cocá

Leia também


Câmara Municipal aprova projeto que garante piso nacional aos agentes de saúde


Bruno Reis quebra silêncio sobre possível acordo de seu partido com Lula


VÍDEO: Vereadora tem carro oficial apreendido por falta de pagamento de licenciamento: ‘constrangida’