Publieditorial

Ex-chefe da Embasa, Leonardo Góes assume comando interino da ANA

Como diretor-presidente, ele será responsável por aprovar normas de regulação dos recursos hídricos e segurança de barragens.  |  Débora Rodrigues/Divulgação /ANA

Publicado em 16/03/2026, às 18h19   Débora Rodrigues/Divulgação /ANA   Daniel Serrano

O baiano Leonardo Góes Silva, ex-presidente da Embasa, foi oficializado nesta segunda-feira (16) como diretor-presidente interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Ele permanecerá no comando da agência até o dia 15 de maio.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada da ANA durante a 1029ª Reunião Administrativa Ordinária do colegiado, realizada em 16 de dezembro de 2025, com base nos artigos 9º e 12 da Lei nº 9.984/2000, lei de criação da Agência, e no Regimento Interno da Agência.

No comando da ANA, Leandro Goés ficará responsável pela aprovação de normas relacionadas à regulação do uso dos recursos hídricos, aprovar a definição das condições de operação dos reservatórios, aprovar normas relacionadas à segurança de barragens sob jurisdição da Agência, declarar corpos hídricos em regime de racionamento preventivo, entre outras atribuições previstas no Regimento Interno da ANA. 

Antes de assumir diretor-presidente interino da ANA, Leandro Góes atuou em cargos públicos na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), INCRA, Casa Civil da Presidência da República, Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), na Habitação e Urbanização da Bahia S/A (URBIS), na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

Classificação Indicativa: Livre


TagsEmbasaAdabIncraCerbAgência Nacional de Águassaneamento básicoanaLeonardo GóesLeonardo Góes Silva

Leia também


Oferta Mês do Consumidor: caixa Boombox Plus AIWA com 72% de desconto


Bastidores: Grupo de ACM Neto descarta cortejar MDB, mas “abre portas” para retorno da legenda à base