Salvador

MP-BA pede perícia para identificar lançamento de dejetos em Jaguaribe

"Água preta" escorre pelo rio até o mar com um forte mau cheiro desde o réveillon  |  Leitor BNews

Publicado em 09/01/2018, às 17h57   Leitor BNews   Redação BNews

Após denúncia de moradores do bairro de Patamares, em Salvador, sobre o lançamento de dejetos ao mar no rio Jaguaribe, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) solicitou, nesta terça-feira (9), à Central de Perícias do próprio órgão um laudo para determinar as causas do lançamento de esgoto na praia.

O promotor Sérgio Mendes, da 3ª Promotoria do Meio Ambiente de Salvador, afirmou, ao Correio da Bahia, que mesmo que o Rio Jaguaribe seja historicamente poluído, é preciso identificar as razões do lançamento de dejetos no mar nos últimos dias.

Após o laudo ficar pronto, que pode acontecer em15 dias, o MP pode requerer a restauração da situação anterior do rio e, caso algum dano comprovado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pode ter que se responsabilizar de alguma forma.

Caso

Os moradores relataram que a "água preta" escorre pelo rio até o mar com um forte mau cheiro desde o réveillon. 

O rio Jaguaribe vem passando por obra da canalização da Companhia de Desenvolvimento Urbano do estado da Bahia (Conder) e o projeto foi alvo de críticas de ambientalistas. As obras chegaram a ser barradas pela Justiça em 2016, mas a determinação foi suspensa.

O MP-BA cobrou esclarecimentos da Embasa por conta do lançamento de esgoto no rio e consequentemente ao mar na Praia de Patamares. De acordo com a promotora de Justiça Cristina Seixas, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente (Ceama), o MP deverá adotar providências para coletar informações sobre o que aconteceu.

Matérias relacionadas:

MP-BA quer esclarecimentos da Embasa sobre lançamento de esgoto ao mar em Patamares

Moradores denunciam lançamento de dejetos ao mar em Patamares e deputado cobra providências
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Patamares dejetos rio Jaguaribe