Salvador

Intervenções na Avenida Sete começam com prospecção arqueológica. Veja vídeo

O trecho contemplado pela requalificação começa na Casa D´Itália e segue até a Praça Castro Alves   |  Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 25/10/2018, às 11h18   Adenilson Nunes/BNews   Redação BNews

O prefeito ACM Neto autorizou, na manhã desta quinta-feira (25), o início das obras de requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves. A primeira etapa consiste na prospecção, que deverá durar, em fase inicial, até dois meses. O objetivo é resgatar e preservar a história da avenida e da praça, que escodem vestígios que remontam ao período colonial, com escavações de no máximo 100 metros de profundidade.

"Precisamos ter todo o cuidado e zelo para que a nossa história não se perca. Após as prospecções, começamos as obras que irão contribuir decisivamente para essa retomada econômica, cultural e histórica da avenida e da Praça Castro Alves", explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O trecho contemplado pela requalificação começa na Casa D´Itália e segue até a Praça Castro Alves (cerca de 1,2 quilômetro). Uma equipe de estudiosos irá delimitar as áreas que serão escavadas. A prospecção arqueológica será feita pelo próprio Consórcio Nova Avenida Sete, responsável pelas obras, e segundo plano apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

As intervenções na Avenida Sete envolvem a revitalização e ampliação de calçadas em pedra portuguesa, preservando as características históricas originais, inclusive os brasões; troca do asfalto; delimitação de vagas de estacionamento; iluminação em LED; implantação de fiação subterrânea; criação de áreas de convivência; drenagem; arborização; adaptação de piso tátil e instalação de rampas para acessibilidade. Na Praça Castro Alves, o asfalto será substituído por piso em paralelepípedo e a fiação será subterrânea.

Veja vídeo do projeto:

Classificação Indicativa: Livre


Tags