Salvador

Audiência com juiz que determinou fim de barracas discute mudança de gestão de praias para prefeitura

Prefeitura de Salvador quer mostrar que não há projeto para volta de barracas na cidade  |  Vagner Souza/ BNews

Publicado em 06/08/2019, às 14h06   Vagner Souza/ BNews   Bruno Luiz

O secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Sérgio Guanabara, terá uma audiência com o juiz federal Carlos D’Ávila Teixeira no próximo dia 12 de agosto para discutir os projetos que a prefeitura de Salvador têm para as praias da capital baiana. Vale lembrar que o magistrado foi responsável pela polêmica decisão que, em 2010, determinou a demolição de todas as barracas de praia da orla da cidade

O Município protocolou junto à Superintendência de Patrimônio da União (SPU), há aproximadamente 20 dias, um pedido para que a gestão das praias de Salvador seja transferida da instância federal, como é atualmente, para municipal. Desde que a prefeitura anunciou a intenção de solicitar a mudança à União, surgiram rumores da volta das barracas. A audiência foi pedida pelo juiz.

“Vamos discutir a transferência da gestão das praias, e a preocupação que tem em relação à obediência da decisão dada por ele [de não permitir a volta das barracas”, afirmou Guanabara ao BNews, na manhã desta terça-feira (6).

Ainda segundo o titular da Sedur, a SPU deu prazo de 90 dias para responder se fará a transferência da gestão para a prefeitura ou não. O órgão espera parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o tema. Ainda não se sabe quais projetos o Município pretende executar nas praias. mas a volta das barracas está descartada.  

“Nós aguardamos que, até o final de outubro, haja posição favorável. O município vem requalificando toda a orla atlântica e entendemos que é salutar para o município para empreendermos projeto urbanísticos e ambientais nessa região”, defendeu.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador audiência juiz praias transferência gestão Determinação fim de barracas