Salvador

Moradores da Pituba denunciam abandono de módulo da Guarda Municipal: 'não nos sentimos seguros'

Eles reclamam que o local está abandonado e citam a insegurança deixada pela ausência dos agentes de segurança  |  Leitor BNews

Publicado em 11/09/2021, às 16h01   Leitor BNews   Redação BNews

Moradores da Pituba procuraram o BNews para denunciar a situação do módulo da Guarda Municipal de Salvador instalado na Praça Ana Lúcia Magalhães. Eles reclamam que o local está abandonado e citam a insegurança deixada pela ausência dos agentes de segurança.

“Eu tenho uma filha de oito anos. Desde pequena levo minha filha na Praça Ana Lúcia e ela também estuda lá perto. Assim como eu, várias mães reclamam do posto abandonado da Guarda Municipal, pois não nos sentimos seguras. Quando as crianças correm para aquele lado, ficamos desesperadas. Além do risco de assaltos, há diversos moradores de rua que avançam na gente para pedir dinheiro. Com os guardas municipais ali, ia inibir esse pessoal”, explica Ana Flávia Santana, moradora da Pituba.

Ela destaca que é deprimente ver o dinheiro público, fruto também de sua contribuição, sendo tão mal utilizado. Veja a situação do módulo no vídeo abaixo.

 

Moradores da Pituba denunciam abandono em módulo da Guarda Municipal: 'não nos sentimos seguros'. pic.twitter.com/FmmEwkdesj

— bnewsvideos (@bnewsvideos) September 11, 2021

 

O diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador, Bruno Carianha, criticou a administração municipal por não dar as condições necessárias para os guardas municipais atuarem e ‘instalar os módulos quando há interesses por trás’. O sindicalista aponta também que não há profissionais suficientes para atender a demanda da capital e é necessário convocar os aprovados no último concurso.


Procurada pelo BNews, a Guarda Civil Municipal disse que os agentes lotados no módulo da Praça Ana Lúcia foram realocados para outra unidade. O órgão garante que a região continua sendo monitorada.

“Visando ofertar um maior conforto e segurança ao efetivo empregado, mas, principalmente para respeitar as normas e protocolos de distanciamento social recomendados pelas autoridades sanitárias, a unidade passou a ser utilizada como ponto de apoio e não mais fixo. Entretanto a localidade não ficou desassistida, pois diariamente são realizadas rondas preventivas, além do cumprimento de ordens de serviço exclusivos para este perímetro”, alegou a Guarda Municipal.

A respeito das convocações de novos agentes, o órgão avisou que foi publicado em diário oficial o chamamento de 100 novos agentes. Outros estão no cadastro de reserva e não há previsão para outras chamadas.

Leia também:

Casal tenta sequestrar bebê de 4 meses dos braços da mãe

Vídeo: Cerca de 16 homens fortemente armados invadem Cosme de Farias em guerra de facção

Simões Filho: Polícia flagra 45 celulares em Conjunto Penal

Polícia apreende 13 kg de maconha dentro de imóvel em Itabuna

Polícia prende suspeito de tentar matar ex-companheira com golpes de punhal


 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Pituba prefeitura guarda municipal moradores denunciam bnews