Salvador

Salvador aposta no turismo religioso com lançamento de Festa de Santa Dulce dos Pobres

A intenção da Prefeitura de Salvador, conforme relatado por Bruno Reis, é incentivar a geração de emprego e renda  |  Filipe Ribeiro/BNews

Publicado em 26/05/2023, às 09h19 - Atualizado às 09h19   Filipe Ribeiro/BNews   Filipe Ribeiro e Pedro Moraes

A Prefeitura de Salvador e a Obras Sociais Irmã Dulce fecharam uma parceria e anunciaram, nesta sexta-feira (26), a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres. Nesse sentido, entre 1° de agosto e 13 de agosto acontecerá o Dia Litúrgico da primeira santa brasileira. O evento engloba o fortalecimento do turismo religioso da capital baiana.

“É uma oportunidade da gente enaltecer e, poder com isso, atrair milhares de visitantes, que sejam da Bahia e do mundo, que possam vir à nossa cidade para celebrar a primeira santa brasileira. Com isso, a gente está estimulando o turismo religioso, que é mais um vetor dentro dessa área estratégica da nossa cidade importante na geração de emprego e renda que é o turismo”, explicou o prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Durante o lançamento, realizado no Santuário Santa Dulce dos Pobres, além do prefeito, a superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, também esteve presente. No decorrer do mês de Santa Dulce, uma série de atividades serão realizadas e devem ser anunciadas pela Prefeitura.

"Neste ano comemoramos 109 anos de Irmã Dulce é um longo tempo. A vinda dela à terra foi para colaborar com as pessoas pobres, cuidar dos que estavam desamparados. Ela se foi, mas deixou esse legado, e que nós lutamos muito financeiramente para manter a missão: de amar e servir; atender aos mais carentes e pobres. Continuamos sendo uma porta aberta para atender a população”, menciona Teresinha Pacheco, líder do Centro de Geriatria da OSID.

Uma missa também foi realizada como parte das homenagens pelo aniversário natalício de Irmã Dulce. A data também marca o aniversário de fundação da instituição do Anjo Bom do Brasil. Atualmente, a OSID abriga um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito, bem como acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano.

Lançamento

O diretor de Cultura e Turismo, Gegê Magalhães, detalhou a temática da edição da festa neste ano. Segundo ele, esse é um singular momento de homenagem à Santa Dulce.

“Essa festa de Santa Dulce foi feita com muito carinho, que comemora não só os 13 dias da trezena, mas também todo o mês em homenagem a Santa Dulce. O tema escolhido é ‘Santa Dulce: modelo da vida cristã e defensora da nossa vocação à santidade. Serão dias de devoção, uma celebração à quem sempre acolheu a todos", menciona.

A partir do dia 1° de agosto, haverá missas no Santuário, às 7h, 8h30, 12h e 17h. Além disso, no mesmo dia, está programada a inauguração da galeria de Santa Dulce, com 514m² de artes. A galeria deve ficar instalada no muro inteiro do Colégio Polícia Militar (CPM) e das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). 

Classificação Indicativa: Livre


Tags prefeitura festa obras sociais irmã dulce Bruno Reis BNews Salvador

Leia também


Bruno Reis fala sobre possibilidade de Leo Prates ser seu sucessor na Prefeitura de Salvador


Prefeitura de Salvador lança plataforma para promover ações sustentáveis na cidade


Bruno Reis destaca ações da prefeitura em eventos culturais de Salvador