Salvador
Publicado em 18/09/2025, às 11h58 Reprodução / Google Street View Leonardo Oliveira e Dandara Amorim
O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito. A iniciativa é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e segue até o dia 25 de setembro, com atividades voltadas para educação e segurança nas ruas.
Na abertura do evento, o coordenador-geral de veículos do Detran, Fabrício Araújo, destacou o foco da campanha. “O objetivo dessa ação é justamente conscientizar toda a população baiana sobre a importância da segurança no trânsito e, sobretudo, salvar vidas”, afirmou.
A campanha segue a proposta nacional “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A programação inclui homenagens a agentes de trânsito, peças teatrais em escolas, workshops para mulheres, ações educativas com motofretistas e mototaxistas, além de blitzes e palestras com especialistas.
As atividades acontecem em Salvador e em cidades do interior. Também será lançada uma campanha publicitária nos principais meios de comunicação com o tema “Vá na manha, volte de boa”.
Segurança das mulheres no trânsito
O primeiro dia teve palestras sobre legislação e mecânica básica para mulheres. O engenheiro mecânico Gildson Dantas falou sobre como a manutenção preventiva ajuda a reduzir riscos.
“As mulheres estão cada vez mais interessadas em conhecer mais a respeito do carro. O funcionamento, consumo, manutenção e as questões mais frequentes estão relacionadas justamente com o que pode ser feito para evitar que o carro dê um problema. Não é nem tanto se o carro quebrar, o que é que tem que fazer. É antecipar essa situação e procurar fazer um procedimento preventivo para evitar problemas maiores”, explicou.
Ele reforçou a importância dos cuidados simples no dia a dia. “Verificar os principais níveis de fluidos que tem o carro, os itens de segurança, como sistema de freio e, enfim, tudo que pode ser feito para evitar que o carro apresente um problema maior”, completou.
O Governo do Estado promove, através do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ,a partir desta quinta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito, com atividades que englobam segurança e educação. Em entrevista ao BNews, na abertura do evento, o coordenador geral de veículos do Detran, Fabrício Araújo, destacou o objetivo da campanha de salvar vidas.
Hoje, 18 de setembro, inicia-se a Semana Nacional do Trânsito até o dia 25. O Detran está trabalhando de forma integrada com outros órgãos, levando essa mensagem de conscientização para todo o estado da Bahia com diversas ações para o trânsito, para conscientizar as pessoas da importância da segurança na vida no trânsito. O objetivo dessa ação é justamente conscientizar a toda a população baiana a importância da segurança do trânsito e sobretudo salvar vidas”, afirma Fabrício Araújo.
A campanha segue a proposta nacional “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e envolve secretarias e instituições para a promoção de um trânsito mais seguro, com atividades que vão desde homenagens para agentes que direta e indiretamente contribuem por um trânsito cada vez melhor, a atividades lúdicas com escolas estaduais através de teatro de fantoches e workshop voltado às mulheres, ações com motofretistas e mototaxistas , blitzes educativas e palestras com especialistas.
Além dessas ações, que acontecem na capital, Salvador, e em municípios do interior do estado, uma campanha será veiculada nos principais meios de comunicação com a temática “Vá na manha, volte de boa”.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Segurança das mulheres no trânsito
O primeiro dia marcou com palestras sobre legislação de trânsito e sobre mecânica básica voltada para mulheres. O engenheiro mecânico e um dos palestrantes do evento, Gildson Dantas, falou sobre as maiores dúvidas das mulheres na área de mecânica e como a manutenção do veículo colabora para danos menores.
“As mulheres estão cada vez mais interessadas em conhecer mais a respeito do carro. O funcionamento, consumo, manutenção e as questões mais frequentes estão relacionadas justamente com o que pode ser feito para evitar que o carro dê um problema. Não é nem tanto se o carro quebrar, o que é que tem que fazer. É antecipar essa situação e procurar fazer um procedimento preventivo para evitar problemas maiores”, explica o engenheiro.
“Verificar os principais níveis de fluidos que tem o carro, os itens de segurança, como sistema de freio e, enfim, tudo que pode ser feito para evitar que o carro apresente um problema maior”, finalizou.
Consultor digital explica levantamento que aponta privilégio da CNN no Google
Motorista entra na Justiça contra BYD após carro elétrico zero apresentar problema dias depois da compra