Salvador

Laudo aponta que elevador que despencou e matou duas pessoas apresentava “correa solta” dias antes do acidente

Elevador despencou na quinta-feira (15) no Edifico Splendor no bairro do Horto Florestal  |  Joilson Cesar / BNEWS

Publicado em 15/11/2024, às 14h50   Joilson Cesar / BNEWS   Redação Bnews

Um laudo emitido pela empresa Atlas Schindler mostra que o elevador que despencou no Edifício Splendor, no bairro do Horto Florestal, em Salvador, na quinta-feira (14), apresentava “correa do operador de porta solta”. O documento foi disponibilizado em nove de novembro, quase uma semana antes do acidente que vitimou duas pessoas. 

No laudo da Atlas Schindler, é atestada a validação e a segurança do equipamento. No entanto, um comentário técnico informa a “correa do operador de porta solta”. De acordo com o major André Moreira, do Corpo de Bombeiros, o elevador despencou do sexto andar, totalizando uma altura de 25 metros.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Nesta sexta-feira (15), em nota enviada ao BNews, administração do Condomínio Splendor Reserva do Horto afirma que o elevador que caiu “estava em perfeito funcionamento”. 

“Este contrato garante a manutenção integral de todos os equipamentos do edifício, incluindo dois sociais e dois de serviço, conforme as diretrizes estabelecidas pela fabricante. Todos os equipamentos passam mensalmente por avaliações periódicas e por processo de manutenção preventiva, realizadas exclusivamente pela Atlas Schindler, e, segundo a empresa, estavam em perfeitas condições de operação no momento do ocorrido", diz o comunicado.

Nesta quinta, familiares das vítimas, identificadas como Manoel Francisco da Silva, de 54 anos, e Ariston de Jesus, de 61, denunciaram uma suposta troca de corpos pelo Instituto Médico Legal (IML). Em nota, orgão técnico negou a suposta troca e alegou que a "eventual falha de comunicação com as famílias será devidamente apurada pela Corregedoria da Instituição". 

Classificação Indicativa: Livre


TagsSalvadormorteelevadorhorto florestaledifício splender

Leia também


Polícia Técnica nega troca de corpos no IML das vítimas de queda do elevador no Horto Florestal; suspeita será apurada


Elevador que caiu e matou duas pessoas estava "em perfeitas condições", diz administração de condomínio no Horto