☰
✕

Salvador

Movimento cai no Taboão e comerciantes comentam crise na Baixa dos Sapateiros: “Precisa de uma reforma urgente"

O Taboão, que um dia foi o centro de efervescência cultural e comercial de Salvador, agora enfrenta um momento de pouco movimento e lojas fechadas  |  BNews

Publicado em 21/09/2026, às 16h15 - Atualizado às 18h15   BNews   Sophia Souza

Na Baixa dos Sapateiros, o Largo do Taboão é um dos locais mais tradicionais do comércio de Salvador. No entanto, o lugar que antes era um centro de efervescência cultural e comercial, agora enfrenta um momento difícil com pouco movimento e lojas fechadas. 

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube! 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O BNews foi até as ruas ouvir o que os comerciantes acham da situação. As explicações são muitas, por exemplo a falta de estrutura, dificuldade de acesso e o crescimento das compras pela internet.

O comerciante Gildásio José trabalha na região há 35 anos e citou que a falta de manutenção nos prédios antigos afetam a presença dos consumidores.

Tá tudo transtornado. Isso aqui precisa de uma reforma urgente. Se você reparar os prédios aqui, as marquises estão tudo caindo. Muitas pessoas ficam com medo de vir no Taboão”, desabafou. 

Os lojistas também opinaram sobre a crise. Para alguns deles, o principal agravante dessa situação é o transporte, seja ele público ou particular. 

“Quem vende carro fica com medo de estacionar aqui, procura na Zona Azul e não encontra. Tudo isso atribui em relação ao povo para chegar no Taboão”, explicou Gildásio José sobre a dificuldade de parar o carro na Baixa dos Sapateiros. 

O transporte público também foi citado como um dos agravantes dessa crise. Para Erick Barreto, a diminuição da frota de ônibus para a região prejudicou a chegada dos consumidores. “Eu acho que essa retirada da frota aqui na Barroquinha afetou muito o comércio hoje no Taboão”, disse. 

Ele ainda afirma que o esvaziamento do Taboão pode ser explicado pelo aumento das compras pela internet. “As pessoas hoje não querem mais sair de casa, né? É tanto que nosso fluxo agora tá sendo mais pela internet do que presencial”, comentou. 

Mesmo assim, há quem acredite numa melhora para o local. O comerciante Valmir Marques comentou sobre a expectativa de que a população volte a frequentar a região. “Esperar só a melhora mesmo [...] Aquele movimento aqui era extenso e hoje em dia caiu muito”, afirmou. 

Renova Baixa dos Sapateiros

Wilson Sena relembra o pacote de ações que a Prefeitura de Salvador lançou para tentar revitalizar a região e acredita que isso pode melhorar o comércio local. “Segundo a prefeitura, disse que ia fazer uma revitalização que ajuda muito a Baixa dos Sapateiros junto ao Taboão”, declarou. 

Em agosto deste ano, o prefeito Bruno Reis anunciou o programa “Renova Baixa dos Sapateiros” que reúne a recuperação de fachadas, incentivos fiscais, apoio aos comerciantes e atividades culturais para atrair novamente moradores e turistas.  

A primeira parte do projeto é a Fachadas da Memória, que prevê a requalificação de mais de 250 fachadas de imóveis da região. As outras três envolvem incentivos fiscais e tributários, apoio e consultoria aos empreendedores e uma programação de atividades culturais e de negócios. 

Há quem resista

Apesar de outras opções, ainda há quem prefira continuar comprando no Taboão. Consumidora e frequentadora do largo, Tereza Cristina explica que, apesar de gostar muito de shoppings e de comprar coisas pela internet, ainda prefere comprar algumas coisas presencialmente. 

“Nada como pegar o físico, né? Eu gosto de sentir o tecido, de ver a estrutura, de perceber o produto”.

Quando questionada porque ir ao Taboão aos invés de frequentar shoppings, Tereza defende que a variedade de lojas e a possibilidade de pesquisar os preços com calma. 

Já Lindaci Borges afirma que há produtos que só se encontram no Taboão e que não consegue explicar a diminuição dos consumidores.

O material que se vende aqui, você não acha em outro lugar? Eu acho que o lugar certo é aqui. Então eu não sei nem explicar para você porque essa queda de compras aqui”, comentou.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsbaixa dos sapateirosComérciorevitalizaçãoTaboão