Salvador

Salvador e Região: Instituto indica 127 tiroteios e 121 baleados em setembro

Cerca de 42 tiroteios foram registrados durante ações policiais em Salvador e Região Metropolitana  |  Divulgação/PM-BA

Publicado em 07/10/2022, às 10h47   Divulgação/PM-BA   Redação BNews

Os dados do terceiro relatório do Instituto Fogo Cruzado apontam que 127 tiroteios e 121 pessoas baleadas foram constatados tanto em Salvador quanto na Região Metropolitana. Além disso, 91 indivíduos foram mortos e 30 ficaram feridos durante o mês de setembro deste ano. No quadro das trocas de tiros consolidadas, 42 ocorreram no decorrer das ações policiais,onde 24 pessoas foram mortas e sete ficaram feridas.

Tais números sugerem que pouco menos da metade das mortes registradas em setembro ocorreram provenientes de ações ou operações policiais. 86 pessoas pertenciam ao sexo masculino e outras 5 ao feminino, referente ao total de pessoas mortas neste mês. Junto ao quadro das mortes, 15 se passaram em chacinas - que o instituto classifica como casos de violência com pelo menos três pessoas mortas.

 

Alguns casos de violência envolveram repercussão na região. Um deles foi a execução do jovem Gleidson Oliveira, de 28 anos, que estava em um ônibus no momento em que homens armados paralisaram o transporte público, deram ordem para ele descer e o executaram. 

Atuante na Bahia, o Fogo Cruzado tem parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas. Do mesmo modo, os dados também podem ser conferidos de modo aberto e gratuito na API do Instituto. Os interessados em colaborar com o relatório podem informar anonimamente sobre tiroteios e violência por arma de fogo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Região Metropolitana dados baleados relatório tiroteios Instituto Fogo Cruzado

Leia também


Filho de mulher morta a caminho da igreja em Brotas perde visão de um olho


Granada e tiroteio: moradores do Engenho Velho da Federação vivem madrugada de terror; veja vídeo


VÍDEO: Segurança de ACM Neto baleado relata momento de ação da PM; assista