Salvador

Terreiro Casa Branca denuncia construção de edifício vizinho e aponta ‘irregularidade’

A Casa Branca aponta que a construção não possui acompanhamento técnico e nem embargo da Prefeitura de Salvador  |  Reprodução/Instagram/@terreirocasabranca

Publicado em 29/03/2023, às 08h08 - Atualizado às 08h08   Reprodução/Instagram/@terreirocasabranca   Cadastrado por Pedro Moraes

Um dos terreiros de candomblé mais antigos do Brasil, a Casa Branca denunciou, por meio das redes sociais, nesta terça-feira (28), a construção de um edifício que aponta como “sem qualquer licenciamento” e “embargo” por parte da Prefeitura de Salvador. O terreno foi construído na parte superior do local, situado no bairro do Engenho Velho. 

Elaborado com cinco andares, o local não possui “acompanhamento técnico", segundo o texto publicado nas redes sociais. Um dos receios da Casa Branca é que, em caso de desabamento, haveria a destruição da Casa Sagrada do Orixá Omolu.

“A religião afrodescendente merece respeito, como todas. Ninguém tem o direito de afrontá-la e desafiar autoridades à luz do dia, seguro de impunidade. É em respeito à religião e à vida que providências rigorosas se impõem, enérgicas, sem contemplação, antes que seja tarde”, menciona o texto.

 

Para saber mais detalhes deste caso, a reportagem do BNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Por meio de nota, a pasta mencionou que “enviará uma equipe de fiscalização ao local para verificar a situação e adotar as medidas necessárias”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Prefeitura de Salvador construção terreno Casa Branca sedur terreiro de candomblé vizinhança BNews Salvador

Leia também


Terreiro de Candomblé lança campanha de financiamento coletivo após invasão e depredação; confira


VÍDEO: Terreiro de Candomblé é furtado após ataque de vândalos


'Não levo gente de macumba': Motorista por aplicativo é acusado de intolerância religiosa em Salvador