Saúde

Após denúncia, SESAB se posiciona sobre foco de dengue no Hospital Riverside; confira

Secretaria de Saúde emitiu nota esclarecendo caso envolvendo foco de dengue no Hospital Riverside  |  Divulgação/SESAB

Publicado em 26/02/2024, às 20h35 - Atualizado em 27/02/2024, às 08h57   Divulgação/SESAB   Douglas Santana

A secretaria estadual de Saúde (SESAB) se pronunciou após as denúncias envolvendo água parada na piscina do antigo Hotel Riverside, que serviu de estrutura para o hospital de campanha contra Covid-19. A pasta encaminhou nota ao BNews esclarecendo sobre a situação no local.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com a secretaria, o espaço está passando por reforma e a piscina recebe tratamento com cloro regularmente, portanto, não sendo criadouro do mosquito Aedes aegypti – principal transmissor da dengue.

Sobre a coloração esverdeada da água presente na piscina, a SESAB explica que isso foi causado devido as chuvas dos últimos dias, que atingiram Salvador e Região Metropolitana, ocasionando a proliferação de algas.

Confira nota:

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia vem a público esclarecer informações a respeito do Hospital Riverside, localizado em Lauro de Freitas. Conforme as dúvidas levantadas pela comunidade e a circulação de informações nas redes sociais, esclarecemos que o hospital atualmente passa por um processo de reforma para melhor atender a população.
 
No tocante à piscina da unidade hospitalar, queremos assegurar que a mesma é regularmente tratada com cloro, seguindo todos os padrões de segurança e saúde exigidos, com o objetivo de prevenir qualquer possibilidade de se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
 
Ressaltamos que a coloração esverdeada observada recentemente na água da piscina é resultado direto das intensas chuvas que ocorreram nos últimos dias na região, as quais levaram à proliferação de algas. Este fenômeno é natural e não está associado à presença ou à proliferação de mosquitos ou de qualquer vetor de doenças.
 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia está comprometida com a saúde e o bem-estar da população baiana e segue monitorando e implementando as medidas necessárias para garantir a segurança e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos em todo o estado.
 
Para evitar interpretações equivocadas, a piscina será completamente esvaziada até o término das intervenções.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lauro de Freitas Saúde Sesab dengue nota aedes aegypti esclarecimento piscina hospital riverside cloro

Leia também


Desmobilizado, Hospital Riverside vira alvo de preocupação por água parada em Lauro de Freitas; Sesab se manifesta


Ana Paula Matos reforça atenção com saúde pública e agradece apoio em lançamento de unidades escolares; entenda