Saúde

Ritalina poderá ser usada para tratar vício em cocaína, aponta estudo

Cientistas acreditam que ritalina pode ajudar a combater o abuso de cocaína  |  Pixabay

Publicado em 30/08/2023, às 17h37   Pixabay   Cadastrado por Victória Valentina

Muitos tratamentos contra a dependência em cocaína viraram alvos de análises, inclusive uma vacina. Porém, um estudo publicado na revista científica ACS Central Science, nesta quarta-feira (30), apontou que a ritalina, remédio popularmente conhecido pelo uso em pacientes com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), pode ser um aliado para tratar o vício.

De acordo com a pesquisa, o remédio e a droga têm efeitos parecidos no organismo e, por isso, a ritalina poderia auxiliar no tratamento. Os cientistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, constataram que o medicamento atua diretamente nos receptores de dopamina no cérebro, assim como a cocaína.

Até o momento, foram realizados apenas testes em animais. Em humanos, ainda não foi encontrada uma dose adequada para o tratamento. Os cientistas encontraram casos que funcionam, e outros que não.

A ciência agora busca desenvolver variações do princípio ativo da ritalina para encontrar uma fórmula específica contra o vício da cocaína. Uma opção é a inclusão de um anel piridínico, um tipo de reagente químico.

O próximo passo será testar a mudança nos medicamentos nos próximos anos para avaliar os impactos e asegurança terapêutica de seu uso. Se comprovada, os pesquisadores acreditam que a produção será barata e poderá se iniciar em larga escala rapidamente.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde cocaína vício bnews ritalina

Leia também


Terminou? Jovem esclarece boatos de crise em namoro com cantor 48 anos mais velho


'Estamos atordoados', diz irmã de químico morto com mata-leão em Portugal


Fisioterapeuta conta experiêncas sexuais com estrelas do esporte