Saúde

Varíola dos macacos: conheça os sintomas e saiba como se proteger

Até o momento, não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos  |  Agência Brasil

Publicado em 25/07/2022, às 21h16   Agência Brasil   Redação BNews

Declarada como emergência de saúde global, a varíola dos macacos costuma causar erupções na pele, que se espalham pelo corpo. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.

De acordo com o G1, o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.

"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças", disse a agência.

Não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.No entanto, o vírus da varíola dos macacos e o da varíola são geneticamente semelhantes, o que significa que medicamentos e vacinas para se proteger da varíola também podem ser usados ​​para prevenir e tratar a varíola dos macacos.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags saude tratamento emergência sintomas bnews variola dos macaos

Leia também


Governo negocia doses, mas vacinação contra varíola dos macacos deve ser restrita


Salvador registra 56 novos casos de Covid-19 e mantém estabilidade nos leitos dedicados a doença


Mulher recebe rim do marido em sacola plástica; entenda