Saúde

Você sabia que o clitóris também tem ereções? Veja como e por quê

O órgão se mostra ativo desde a sexta semana de formação do feto  |  Reprodução Freepik

Publicado em 25/10/2022, às 12h18   Reprodução Freepik   Cadastrado por Catarina Alcantara

Uma grande curiosidade do universo feminino, mas que nem todas as mulheres têm acesso, é que o clitóris, assim como o pênis, também tem ereção. Você sabia? Pois é, o órgão feminino é estimulado e a mulher fica excitada, então, ele incha e ganha aproximadamente 2 centímetros a mais. 

Segundo o site o Globo, o clitóris e o pênis são chamados de órgãos homólogos, porque eles são formados a partir dos mesmos tecidos embrionários durante o desenvolvimento do feto ainda no útero, tendo bastante semelhanças, mesmo desempenhando funções diferentes. 

A partir da sexta ou sétima semana de gestação, esse tecido vai se desenvolvendo no bebe e o clitóris ou o pênis se tornam órgãos diferentes, que é quando os embriões começam a expressar seus cromossomos sexuais. Por conta disso tudo a glande do clitóris, que fica na junção dos dois lábios menores, tem uma estrutura bem parecida com a cabeça peniana.

O tecido que compõe o órgão feminino é esponjoso e erétil e é  através de diversas veias, quando a mulher está excitada, que os corpos bulbo esponjosos levam a mensagem do estímulo ao clitóris que incha e cresce com o fluxo de sangue. Ele possui cerca de 8 mil terminações nervosas.

Ao final do ato, com a chegada do orgasmo ou o final da transa o órgão volta ao seu tamanho normal junto com a sensação de relaxamento e bem estar que o corpo produz.

Classificação Indicativa: Livre


Tags sexo feminino mulher mudanças envolvimento ciência ereção Clitoris

Leia também


Deputado baiano quebra silêncio sobre relações de Bolsonaro com Roberto Jefferson


Bolsonaro? Apoiada por Moro, deputada baiana justifica posição polêmica no 2º turno