BNews Turismo
Publicado em 28/02/2026, às 15h38 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Bruna Rocha
O ataque conjunto dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, neste sábado (28), também gerou impactos no Brasil. Dois voos internacionais que haviam decolado de São Paulo precisaram retornar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Região Metropolitana.
De acordo com a concessionária GRU Airport, as aeronaves pertenciam às companhias Emirates e Qatar Airways, com destinos a Dubai e Doha, respectivamente. O retorno ocorreu por questões de segurança.
Dados preliminares de uma empresa especializada em análise do setor aéreo apontam que companhias aéreas de todo o mundo suspenderam cerca de 40% dos voos com destino a Israel. Além disso, aproximadamente 6,7% das viagens programadas para outros países da região também foram canceladas ou interrompidas.
Os impactos vão além do setor aéreo. O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), recomendou que brasileiros evitem viagens ao Irã e a Israel. A orientação também inclui outros países da região: Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Jordânia, Iraque, Líbano, Palestina e Síria.
Além disso, o Itamaraty orientou que brasileiros que já estejam nesses países procurem abrigo em caso de bombardeios.
“Caso esteja na rua, procure estações de metrô, viadutos ou estacionamentos subterrâneos. Se estiver em casa, priorize cômodos com, pelo menos, duas paredes entre você e a parede externa do edifício, como salas no térreo, escadas do porão, corredores internos e áreas sem janelas. Mantenha as portas dos corredores fechadas e, caso haja janelas, conserve-as fechadas”, informou o MRE em comunicado.
Irã afirma estar preparado para responder a ataques dos EUA e de Israel
Brasil se posiciona sobre ataques dos EUA e de Israel ao Irã