BNews Turismo

Bahia tem cachoeira no ranking das maiores do Brasil; saiba qual

Ecoturismo é um dos segmentos que mais tem crescido na Bahia  |  Divulgação

Publicado em 18/04/2024, às 16h00 - Atualizado às 17h03   Divulgação   Cadastrado por Luiz Guilherme

Aliado as belas paisagens e a conservação ambiental, o Ecoturismo é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, promovendo a visitação responsável e sustentável das áreas naturais.

Entre as grandes 'atrações' disponíveis aparecem as cachoeiras, sejam com grandes quedas d'água ou piscinas naturais para banho. Diante disso, O Ministério do Turismo (MTur) preparou um lista com as maiores cachoeiras do país, com a Bahia aparecendo duas vezes no ranking. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Entre as grandes cachoeiras baianas, a Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina, aparece com uma das queridinhas dos apreciadores do Ecoturismo.

Com 340 metros, ela também conta com uma trilha de acesso que leva à cachoeira de 12km, durando cerca de 5 horas entre ida e volta.

Outra baiana que aparece no ranking é a Cachoeira da Bel. Com 280 metros, ela está localizada na colônia Monte Alegre, em Guarantinga, dentro do Parque Nacional do Alto Cariri.

A trilha que leva a ela é de fácil acessibilidade e conta com uma extensão de aproximadamente 1,8 km. Além disso, ela é bastante procurada também por praticantes de rapel, uma vez que o esporte é permitido por lá.

Confira o restante do ranking

Com aproximadamente 450 metros, ela se localiza no Rio de Janeiro, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e é a maior cachoeira em altura do Brasil. Com uma fortíssima queda d'água, ela também se localiza em uma área perigosa, se tornando proibida para banhos e visitas. 

Situada no Amazonas, ela é a segunda maior do país, com 353 metros de altura. Localizada no município de Barcelos, cerca de 30 horas de barco de Manaus, a cachoeira fica em um local isolado, a aproximadamente 211 km da sede do município, dificultando sua visitação. Por conta disso, expedições para conhecer o local são trabalhosas e extensas, com uma trilha de aproximadamente 10km.

Localizada na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cachoeira se localiza no grande cânion chamado Monte Negro e tem uma altura de 310 metros. Mesmo com uma alta queda, ela apresenta um baixo volume de água.

Com 289 metros, ela também se situa no Rio Grande do Sul, dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Cânion de Itaimbezinho. Sua trilha é bem curta e soma somente 1,5 lm de extensão. No entanto, visitantes não podem ter acesso a cachoeira, nem no topo nem no poço, somente no mirante.

Com 273 metros, e situada na Serra do Espinhaço, a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Uma das grandes atrações é a parede rochosa em formato de coração.

 

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia turismo bnews bnews turismo Cachoeiras Maiores do Brasil

Leia também


Salvador é destaque do 2° Prêmio do Afroturismo; confira os vencedores


Ministério do Turismo marca presença no primeiro dia da WTM Latin America; confira