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BNews Gastrô: empresários de bares e restaurantes se preparam para impulso no turismo com feriadões no segundo semestre

Confederação Nacional do Comércio projeta injeção de R$ 48 bilhões na economia do turismo no segundo semestre  |  Divulgação // BNews // Divulgação

Publicado em 20/09/2023, às 10h18   Divulgação // BNews // Divulgação   Rafael Albuquerque

Com a proximidade de ao menos cinco feriadões nacionais, o segundo semestre deve ser de prosperidade para a economia do turismo em todo o Brasil. De acordo com Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio, essas pausas prolongadas devem injetar até R$ 48 bilhões na economia do turismo, proporcionando uma injeção de ânimo para o setor. 

 

Ana Virgínia Falcão, CEO e cofundadora da rede Clube Turismo, comentou o projeção: "Estamos entusiasmados com a perspectiva de um segundo semestre agitado e estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes experiências de viagem excepcionais, com os feriados à vista”.

 

Os feriadões que prometem aquecer mais fortemente o mercado são Nossa Senhora Aparecida, Finados, Consciência Negra, Natal e Ano Novo. Essas datas, distribuídas ao longo dos meses de setembro a dezembro, oferecem uma oportunidade única para os negócios de turismo prosperarem. 


EXPECTATIVA NO TRADE

O trade turístico está bastante otimista com a ótima perspectiva para o setor. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Bahia), Jean Paul, afirmou que os players do setor estão se organizando para dar conta do recado e oferecer o melhor os turistas.


Jean Paul - presidente da Abav Bahia

“A se realizar será uma boa notícia.  A Bahia está esperando essa realização.  Todos estão bem preparados para bem receber os visitantes. Tem a temporada de navios que começa em outubro e segue até abril. Já foram feitas muitas reuniões para ajustar o receptivo no intuito de oferecer o melhor.  Que venham os turistas”, destacou.


Glicério Lemos - Presidente da Salvador Destination

Presidente da Salvador Destination e coordenador-presidente da Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio do Estado da Bahia, Glicério Lemos crava que o estado deve ter um “excelente segundo semestre”:

 

“A Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio Bahia e a Salvador Destination têm essa perspectiva de que teremos um excelente segundo semestre baseado nos eventos que teremos no Centro de Convenções e eventos captados pela Salvador Destination, que fazem complemento ao turismo de Salvador, que geralmente é de sol e praia. Acho que teremos uma excelente alta temporada. Temos essa perspectiva também em decorrência do número de reservas que estamos recebendo".

Para Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, os feriadões vêm para fazer com que as pessoas circulem mais e acabam coroando o trabalho desenvolvido pela pasta: “O governo do estado, através da Setur, trabalha para cada vez mais consolidar a posição da Bahia na liderança do setor no país. Temos feito um trabalho de qualificação da mão de obra, dos equipamentos turísticos e capacitação dos empreendedores na área do turismo no estado. Aliado a isso, temos feito trabalho da promoção do destino Bahia, isto somado a capitação de novos voos. Essas ações têm dado posição de destaque à atividade turística no estado. Óbvio que os feriadões fazem com que as pessoas se movimentem mais, viajem mais, e com isso a Bahia também ganha muito”. 

 

EMPRESÁRIOS ESPERAM BOAS NOVAS

Com a grande possibilidade de o turismo figurar entre as grandes potências da economia no segundo semestre, quem deve se beneficiar diretamente é o setor de serviços na Bahia, sobretudo o segmento de bares e restaurantes.

 

O chef Alessandro Narduzzi, sócio do restaurante La Lupa, que fica no Santo Antônio Além do Carmo e é especializado em cozinha mediterrânea, afirmou ao BNews que acredita no impulso do setor e, inclusive, firmou parceria com uma operadora de turismo.


Chef Alessandro Narduzzi - sócio do restaurante La Lupa

“Nossa expectativa é de um segundo semestre melhor que o primeiro, acreditando na alavancagem que o turismo pode trazer para nossa cidade. Com base nisso, estamos firmando convênio com as operadoras de turismo, em especial a Cassi Turismo, que deve movimentar grande número de turistas nesse segundo semestre, muitos com o destino ao Centro Histórico e o Santo Antônio Além do Carmo, onde temos nosso restaurante”, salientou.

Para o empresário, cuidar da economia reflete diretamente no setor de bares e restaurantes: “Temos a certeza que se cuidarmos do turismo toda a economia ganha, aumentando postos de empregos e promovendo o desenvolvimento, principalmente no setor de bares e restaurantes que é um dos maiores empregadores do país”.


Chefe Tereza Paim - dona do Boteco da Tetê (Foto: Samuel Neto)

A chef Tereza Paim também falou ao BNews sobre a projeção positiva. O seu ‘Boteco da Tetê – A Casa Bohemia de Salvador’ já tem a infraestrutura montada para receber até 200 pessoas por vez. Nas palavras da própria empresária e chef, o estabelecimento “estará maduro no verão de 2023-2024”.

Paim fala com empolgação sobre a temporada que está por vir: “Nossa cozinha e nosso bar estão prontos e de braços abertos para receber os baianos e os turistas do mundo! Boteco para o mundo e pra todo mundo, pois somos 100% acessíveis no quesito mobilidade e somos também inclusivos do ponto de vista gastronômico, pois temos pratos para veganos, vegetarianos, além de cerveja e drinks com e sem álcool”.

 

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Quem também falou sobre a recuperação da gastronomia e a perspectiva do setor com o impulsionamento do turismo no segundo semestre foi Adriana Telles, empresária e dona do restaurante Soberana Ilha, que tem localização privilegiada na Ilha dos Frades, mais especificamente em Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, com foco específico no turismo.


Adriana Telles - dona do restaurante Soberana Ilha

Para ela, não é possível projetar o verão de 2024 sem avaliar os últimos 12 meses”. Adriana avalia que “o ano de 2023 está sendo considerado de recuperação para bares e restaurantes, principalmente o Soberana Ilha, que pela localização dependia sobretudo do turismo”.


Soberana Ilha

A empresária avalia que já existe uma sensação de normalidade e de crescimento, sobretudo em decorrência de um “inverno atípico, com dias de sol e praias belíssimas”.

 

“O setor da gastronomia está tendo uma recuperação extremamente positiva, e, se tem outro fator que costuma impulsionar o consumo são os feriados. Neste quesito 2023 é um prato cheio, pois a maioria das datas cai em uma quinta-feira ou sexta-feira. Portanto, a alta demanda já sinaliza um público recorde na Ilha e nosso restaurante estará preparado para atender nossos clientes com deliciosas comidas típicas locais. Aproveito e convido a todos leitores em desfrutar da nossa maravilhosa culinária e desfrutar de um ambiente acolhedor e aconchegante que o Soberana Ilha tende a lhe oferecer com maestria”, destacou.

 

Myrthes Sgarioni, CEO do complexo gastronômico Encanto Regional, localizado em Massarandupió, litoral baiano, afirmou ao BNews estar sempre atento às demandas do turismo: “Nosso restaurante está localizado em uma das principais rodovias turísticas do estado, sempre estamos atentos para atender as demandas da alta estação, datas comemorativas e principalmente nos feriadões prolongados. Estamos otimistas nesta alta temporada, pois Linha Verde é um dos principais destinos escolhidos pelos turistas”.


Maxwell Lavigne, sócio do Encanto Regional, e a CEO Myrthes Sgarioni 

O empresário alertou para a importância de investir na equipe e anunciou que certamente fará contratações por causa da alta temporada: “Sempre treinamos nossa equipe para realizar um atendimento de excelência e com certeza iremos contratar mais pessoas. Nossa comida tem o sabor raiz do nordeste, um tempero regional, aqui a parada é oficial”.


Restaurante Encantos da Maré

Deliene Mota, empresária e dona do restaurante Encantos da Maré, localizado na Cidade Baixa, em Salvador, também se mostrou bastante otimista com a projeção: “Estou botando muita fé nesse segundo semestre. É um período muito bom para nós comerciantes, meu restaurante fica ao lado da Igreja do Bonfim, um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. O turista quando vem para Bahia tem que vir aqui, e o restaurante Encantos da Maré é a parada oficial para comer aquela moqueca. Já estou me preparando desde o verão passado, fiz algumas reformas, treinei minha equipe e agora vamos mostrar que o baiano sabe receber muito bem”.

 

Localizado em Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o restaurante Cabana do Camarão, que recebe gente de toda Salvador e, também, de outros estados, deve contratar em decorrência da alta temporada. A chef Bárbara Ramos, proprietária do estabelecimento, falou ao BNews que já está investindo na equipe e se preparando.

 


Cabana do Camarão

 

“Mesmo estando localizado no Subúrbio de Salvador, nosso restaurante recebe muitos turistas e o público de outros bairros da cidade. Estamos bastante confiantes nesse segundo semestre, principalmente com esses feriados prolongados, que para nós comerciantes é muito bom o movimento. Tenho um quadro de funcionários efetivos na casa, todos treinados e capacitados e quando surge a necessidade em datas especiais a gente sempre aumenta o quadro contratando alguns diaristas”, ressaltou.

 

 

Emanuel Bernardes, sócio da empresária Karla Baqueiro no Bagacinho Boteco, localizado na Barra, também está otimista com a novidade. Estar localizado em um dos bairros mais turísticos da capital, faz com que o estabelecimento se beneficie do crescimento no fluxo de turistas nos diversos períodos do ano.

 

“Por esses feriados caírem numa quinta-feira, a quarta já funciona como véspera. A quinta durante o dia tem movimento intenso, e vem sexta, sábado e domingo. Tem gente que sai da cidade, mas muitos turistas chegam e isso deve acontecer nos próximos feriadões”, destacou.

 

Emanuel também falou sobre a recuperação após a crise da pandemia: “Essa perspectiva positiva tem sido crescente no pós-pandemia. As possibilidades de convívio foram aumentando e o movimento também aumentou gradativamente. A gente se prepara de acordo com o fluxo, então temos alguns funcionários fixos, de carteira assinada, e alguns em diaristas em decorrência do crescimento do movimento, já que o objetivo é prestar um bom atendimento, dando conta da demanda”.

Wolton Fonseca, um dos sócios do Allê Varanda Bar, fez uma ponderação importante acerca dos feriadões. "Apesar de estarmos numa cidade turística, muita gente de Salvador viaja nos feriados. Então, a gente perde um pouco desse público soteropolitano. Mas, como me disse, uma vez, Regina do Acarajé, quando ainda estava viva, 'muita gente vai, mas muita gente vem; a gente tem que aprender a trabalhar pra quem vem e deixar quem vai ir'. O que tentamos fazer sempre é montar uma programação para atender esse turista do feriadão, essa turma que se interessa pela nossa casa naquela data", destacou.

 

O empresário também falou sobre os preparativos para o Verão: "Nós do Allê e os demais empresários do Santo Antônio do Carmo estamos nos preparando para um boom. A gente tem noção disso, que o Santo Antônio é um destino novo na cidade, no turismo de Salvador. Durante muito tempo foi um lugar que ficou à margem e, de alguns anos pra cá, tem crescido demais. A pandemia deu uma atrasada na expansão ali do bairro, mas o último Verão já deu pra sentir como será".

 

Wolton disse que se prepara para "atender praticamente o dobro de pessoas de um dia comum", mas salientou a importância da prestação de um bom serviço "com treinamento de equipe, contratando novos funcionários, investindo nos processos, na casa, mudando carta de drink, acompanhando as tendências, né?".

 

 

A temporada de cruzeiros que está próxima, já em outubro, também promete movimentar o comércio na região: "Estamos acompanhando as expectativas em torno da chegada dos cruzeiros também, que é próximo ao nosso espaço. Eles esperam receber aqui em Salvador 400 mil turistas de cruzeiro, um contingente absurdo de gente, que já vem pra Salvador com a intenção de consumir. E a gente está se preparando pra isso também". 

O empresário Arnaldo Costa, do restaurante português Amada Lisboa, que tem unidades no Rio Vermelho e em Guarajuba, também concedeu entrevista ao BNews e se mostrou otimista. “Com o crescimento do turismo em nosso estado, nós do restaurante Amada Lisboa estamos bastante otimistas para essa alta temporada, principalmente com esses feriadões prolongados. Temos restaurantes em pontos turísticos: uma unidade em Guarajuba e outra no Rio Vermelho. Ou seja, dependemos muito do turismo e já faz algum tempo que estamos nos preparando para essa demanda do segundo semestre. Contratamos alguns funcionários novos e acrescentamos novas opções de pratos em nosso cardápio para atrair mais os turistas e o próprio público local. Temos uma culinária portuguesa rica e requintada e nosso principal objetivo satisfazer os nossos clientes”, salientou. 

Classificação Indicativa: Livre


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