BNews Turismo

Durante imersão em Salvador, jornalista francês se econtra com renomada chef baiana

Jornalista francês também experimentou comidas como moqueca de peixe e acarajé  |  Divulgação

Publicado em 30/01/2025, às 15h08   Divulgação   Luiz Guilherme

Com a alta do verão e com a novidade do voo direto entre França e Salvador, uma emissora francesa, voltada para o turismo e gastronomia, esteve presente na Bahia durante esse mês. O motivo da visita se deu para a gravação de um documentário sobre pratos típicos da culinparia afro-baiana. A iniciativa, inclusive, contou com apoio logístico da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). 

Presente durante a viagem, o jornalista francês Alexis Sarini, visitou a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador. Ele esteve acompanhado da renomada chef baiana Tereza Paim, percorrendo instalações do patrimônio comercial, cultural e turístico, que passa por requalificações, realizadas pelo Governo do Estado.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Lá, a chef preparou uma das comidas típicas do estado, como a moqueca de peixe, acompanhada de um acarajé, que foram registrados pelo jornalista.

Apresentei a estrutura da feira, enquanto íamos adquirindo os produtos para a icônica moqueca e o tradicional acarajé. Frisei que a nossa culinária é representada no mundo inteiro pela comida de dendê e tem ligação com a religiosidade", detalhou a chef. 

Após isso, Alexis Sarini detalhou a iniciativa do projeto, citando artistas como Jorge Aamado e a cultura brasileira.

A ideia do projeto surgiu depois que um colega da TV Arte veio fazer filmagens sobre o escritor Jorge Amado e achou a Bahia muito interessante, em termos de imagem e história. Agora, registramos um pouco das origens da cultura brasileira, no estado, para mostrar isso através da culinária", explicou o jornalista. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsturismoFeira de São Joaquimimprensagoverno do estado da BahiaJorge Amadobnews turismoSecretaria de Turismo Bahiachef Tereza PaimAlexis Sarini

Leia também


"A Bahia é um destino seguro", diz secretário de turismo sobre o estado


Secretário de Turismo projeta mais de 800 mil turistas até o carnaval em Salvador