Política

Rui Costa diz que não reduzirá ICMS de gasolina: 'Não sou demagogo'

Roberto Parizotti/FotosPublicas
Ele aproveitou para alfinetar o governado do Rio Grande do Sul que abaixou o imposto  |   Bnews - Divulgação Roberto Parizotti/FotosPublicas

Publicado em 27/09/2021, às 11h30   João Brandão e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou, na manhã desta segunda-feira (27), que não pretende reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina, como fez o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O petista aproveitou para alfinetar o gaúcho ao afirmar que tal medida é uma busca por popularidade. 

“Eu não sou demagogo, não contem comigo para fazer isso. Nós temos 30 mil homens na polícia militar, 5 ou 6 mil na polícia civil, médicos, enfermeiros, técnicos… Essas pessoas querem receber seus salários em dia, a sociedade pede. Como você vai fazer isso tudo se diminuir demagogicamente a receita? A conta não fecha. O Rio Grande do Sul, historicamente, até meses atrás, era o estado do Brasil com salários atrasados, nem 13º tinha pago [...] Eu não faço isso porque vou ser candidato e quero a simpatia popular”, comentou Rui ao BNews.

A decisão de Leite deixou outros governadores irritados. Ele chegou a ser acusado de ceder à pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que culpa os gestores estaduais pelos aumentos nas bombas. O Rio Grande do Sul agora tem a menor alíquota do país.

Matérias relacionadas:

Bolsonaro diz que levará briga sobre ICMS de combustíveis ao STF

ACM Neto declara preferência por Eduardo Leite nas prévias do PSDB: “a minha torcida é por ele”

Preço do etanol dispara e pressiona gasolina nas bombas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp