Política

Santa Dulce pode ser homenageada com feriado nacional; entenda

Mateus Pereira/GOV-BA
Bnews - Divulgação Mateus Pereira/GOV-BA

Publicado em 16/11/2021, às 15h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Educação vota na quinta-feira (18) um projeto de lei que cria do feriado de Santa Dulce dos Pobres, a ser celebrado anualmente em 13 de agosto. Irmã Dulce foi canonizada em 2019 e tornou-se a primeira santa da Igreja Católica nascida no Brasil.

O projeto foi apresentado pelo senador baiano Angelo Coronel (PSD). O texto original fixava a celebração no dia 13 de março, data de morte da Irmã Dulce, em 1992. Durante a tramitação da matéria na comissão, o autor apresentou emenda para sugerir uma nova data: o dia 13 de outubro. Naquele dia, em 2019, a religiosa foi canonizada pelo Papa Francisco.

Matérias Relacionadas: Vice-prefeita de Salvador é homenageada na Câmara com Medalha Irmã Dulce

João Doria visita Obras Sociais Irmã Dulce e cumpre agenda em Salvador

O relator da matéria, senador Flávio Arns (Podemos-PR), adota no parecer a data de 13 de agosto. Naquele dia, em 1933, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes recebeu o hábito das Irmãs Missionárias em Salvador e passou a adotar o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe. É em 13 de agosto que a memória da religiosa é celebrada na Bahia.

Autor do projeto, Angelo Coronel esteve no evento de canonização de Irmã Dulce, em 2019. A cerimônia aconteceu no Vaticano, na Itália. A primeira missa à Santa Dulce dos Pobres no Brasil aconteceu dias após a canonização, na Arena Fonte Nova.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Leia também: Juíza cassa chapa no interior da Bahia e novas eleições podem ser marcadas

“Estou pronta”, diz major Denice sobre eleições em 2022

Prefeito prega "cautela" em decisão sobre Carnaval e cita alta de Covid-19 na Europa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp