Feriado / 2 de Julho

Fernando Guerreiro revela possível construção de memorial ao Dois de Julho

Dinaldo Silva/BNews
Presidente da Fundação Gregório de Mattos ressaltou programação virtual deste ano  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 02/07/2021, às 08h12   Nilson Marinho e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), revelou que existem planos para construção de um memorial ao Dois de Julho, Dia da Independência do Brasil na Bahia, no Largo da Lapinha, em Salvador. A declaração foi dada nesta sexta-feira (2) ao BNews

"A gente quer fazer um trabalho grande, com a possibilidade de criação de um memorial para ser visitado pela população durante o ano inteiro. A ideia é que o memorial fique aqui mesmo na Lapinha", afirmou o presidente da FGM. 

Guerreiro destacou que o projeto em curso é de transformar a Lapinha em um grande ponto de atração turistíca através de uma reforma na Igreja e no Largo. Enquanto a pandemia não permite a tradicional comemoração do Dois de Julho, o presidente da FGM destacou a programação virtual presente no site da Fundação. 

"Esse ano, a gente tem uma programação virtual grande no site da Fundação. Debates, vídeo-aulas, eu quero convidar o pessoal para participar e saber mais da festa", complementou.

Guerreiro projetou ainda as comemorações da data em 2022, quando se completa 199 anos da Independência do Brasil na Bahia. "O ano que vem é um ano muito especial, iremos abrir a comemoração do bicentenário. Esse ano é o 198, ano que vem é o 199, temos que fazer um ano inteiro de festa e programação", avaliou.

O desfile cívico, tradicionalmente utilizado por políticos como medidor de popularidade, não irá ocorrer pelo segundo ano seguida por conta da pandemia. O gestor da FGM destacou que a comemoração do ano que vem será a "mais louca da história" pela proximidade com as eleições e pela proximidade com o bicentenário.

Chama da Esperança

Guerreiro destacou que o tema Chama da Esperança que irá dar o tom das comemorações servirá como uma forma de homenagear os profissionais da área da Saúde. A tradicional Pira do Fogo Simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais de saúde, em representação à luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia.

"Uma forma de homenagear esta categoria que está dando o sangue na pandemia", afirmou o presidente da FGM. 

Programação virtual

Os internautas também poderão participar das comemorações ao Dia da Independência do Brasil na Bahia por meio da programação virtual montada pela FGM, que contará com atrações artístico-culturais realizadas durante cinco dias, de forma remota, com acesso gratuito e aberto para o público da web. O 198º aniversário de Independência da Bahia começou a ser celebrado nesta quinta-feira (1º), às 9h, com o lançamento da campanha #Meu02Julho, através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial).

Quem pretende desfrutar melhor da história da data comemorativa poderá também acessar uma série de vídeos que retratam as memórias marcantes de personalidades da capital baiana sobre o cortejo. O público também pode participar do evento enviando um vídeo de autoria própria para o site. As imagens serão exibidas durante a programação.

Até o dia 5 de julho, às 9h, será apresentado o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade”, dirigido por Yuri Rosat, no projeto #ConexãoFGM. O curta-metragem, que será exibido no canal da FGM no YouTube, traz a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural dos baianos. O documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade.

Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de Julho” trará ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM.

Às 10h, durante todos os dias do evento, a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia” estará disponível para visualização no Facebook e Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) ). A ação tem como proposta explorar curiosidades acerca das principais personalidades envolvidas nesse marco histórico.

Já no canal do YouTube do IGHBs, até o dia 5 de julho, sempre às 16h, será apresentada a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira, que compreende os episódios do 25 de Junho de 1822, em Cachoeira, e do 2 de Julho de 1823, em Salvador, como marcos inicial e final, respectivamente, da Guerra pela Independência do Brasil. A transmissão será apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.

Videoaulas

Para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 1º, 3 e 5 de julho, às 14h. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos quartéis e ruas de Salvador, a fim de compreender a importância desses territórios para a vitória do povo baiano contra os portugueses.

Encontro 

Na sexta-feira (2), o destaque fica para o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Importante presença nos festejos da independência, dez grupos de filarmônicas se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores.

Patrimônio É

Para fechar as comemorações, no dia 5 de julho, às 18h30, será realizada mais uma edição do projeto “Patrimônio É...”, desta vez, com o tema “2 de Julho e Territórios Virtuais de Memórias”. São presenças confirmadas a desenvolvedora do aplicativo 2 de Julho GO, Jamile Coelho; a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita; e a professora Kerollen Hagnyss. Eles contam sobre a experiência de aliar os fatos históricos dessa importante data com a ludicidade dos jogos de tabuleiros, videogames e aplicativos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp