Feriado / 2 de Julho

Bruno Monteiro destaca importância na ressignificação do Dois de julho

Domingos Júnior/BNews
O secretário falou ainda sobre a parceria com a Secretaria de Educação para que a história da data chegue para as próximas gerações  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews

Publicado em 02/07/2023, às 08h42   Daniela Pereira e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, marcou presença na concentração do cortejo cívico na Lapinha, em celebração do Dois de Julho. Ele chamou a atenção para a importância para a ressignificação da data.

"O que nós estamos fazendo não é só um resgate histórico, nos propondo a ressignificar a história da Independência do Brasil. Não aquela história contada oficialmente do grito de independência às margens plácidas do Ipiranga, mas a partir da lógica de como aconteceu que foi a partir da luta do povo baiano. Então, estamos aqui celebrando essa história, resgatando esses acontecimentos como um grande legado para a população para que todas as gerações tenham contato com essa história”, disse.

"A história oficial é contada pela ótica dos que nos colonizaram. Eles pintaram um quadro cinza dessa história. O que nós estamos fazendo é dando cor, a cor do povo que é quem construiu de fato a história da independência. Quando se conta uma visão romantizada da Independência, também tem muito a ver com os apagamentos que querem se fazer sobre o nosso povo nos dias atuais”, acrescentou.

O secretário ainda destacou a parceria com a Secretaria de Educação para que a história do Dois de Julho chegue às salas de aula e para o "simbolismo para o empoderamento do povo neste momento".

"Quando nós temos aqui essa grande concentração pessoas, o presidente da República, autoridades, é a reafirmação de que as lutas por liberdade do povo baiano seguem muito vivas nesses 200 anos”, destacou o secretário. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp