Adega BNews

Adega BNews: Brasil conquista primeira Indicação Geográfica de vinhos tropicais

CNA
O plantio de vinhedos viníferos começou na década de 1970, no Vale do São Francisco, na Bahia e em Pernambuco, no Brasil, no eixo Petrolina-Juazeiro  |   Bnews - Divulgação CNA

Publicado em 06/11/2022, às 15h36   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira IP (Indicação de Procedência) de vinhos tropicais, a primeira do mundo, baseada em requisitos correspondentes aos da União Europeia foi reconhecida, no Brasil, pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), na última terça-feira (1°). Os requisitos levados em consideração corresponderam aos da União Europeia. 

Nesse sentido, a indicação foi concedida ao Vale do São Francisco, uma demanda correspondente ao Vinhovasf (Instituto do Vinho do Vale do São Francisco), instituição privada, que não possui fins lucrativos, que reúne os viticultores e vinícolas da região produtora de vinhos.

“Este é um momento histórico e muito esperado pelos vitivinicultores da região, em especial aqueles estabelecidos no Vale do Submédio São Francisco, nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, além de Casa Nova e Curaçá, na Bahia”, conta José Gualberto de Freitas Almeida, presidente do Vinhovasf e da Valexport (Associação dos produtores e exportadores de hortigranjeiros e derivados do Vale do São Francisco).

De acordo com o executivo, chegar a esse posto era um projeto em vigência desde 2002, quando o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, conquistou sua indicação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp